
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Lupepsa, Letícia | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Suarez, Adriana Rodrigues | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Angela Maria de Sousa | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Schimanski, Edina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-11T13:44:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-11T13:44:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-03 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Leticia Lupepsa - Dissertação | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972464 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação faz parte da linha de pesquisa Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva da Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR. O objeto de estudo é o Cinema em sala de aula na perspectiva do processo do ensino inclusivo, visando a formação dos professores da Educação dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Pautamos como problema da pesquisa: “Como a utilização do Cinema como linguagem artística e ferramenta educacional pode promover uma reflexão mais eficaz sobre a inclusão no ambiente escolar?” Assim, buscamos por possíveis respostas. O objetivo geral da pesquisa é contribuir com uma possibilidade metodológica na formação continua dos professores para a aplicabilidade do Cinema como meio de refletir e conscientizar sobre a inclusão com os alunos da Educação Básica do Ensino Fundamental dos anos iniciais na cidade de Ponta Grossa. A partir do objetivo geral, elencou-se alguns objetivos específicos: a) implementar um projeto de ensino baseado no uso do Cinema como ferramenta para promover reflexão e conscientização sobre inclusão no Ensino Fundamental; b) Investigar as percepções dos sujeitos pesquisados em relação ao uso do Cinema como meio de promover a inclusão; c) Verificar os efeitos do uso do Cinema como meio de promover a inclusão na percepção e no engajamento dos alunos do ensino fundamental. O referencial teórico é constituído principalmente de autores/as como: Libâneo (2012); Carvalho (2004); Sassaki (2009); Bordwell e Thompson (2009) Benjamin (1937); Martin (2002); Fresquet (2105); Duarte (2002) entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva, delineando-se na pesquisa-ação de cunho participativo. A partir dessa metodologia é realizada a análise dos materiais cujos os dados se integraram com base nos desenhos realizados pelos alunos, resultado da análise fílmica a partir da etapa considerada sintomática da metodologia de análise fílmica de Suarez (2018). Os resultados mostram que a utilização do Cinema na perspectiva da inclusão é uma aliada significativa no processo educativo, evidenciando seu potencial para enriquecer a prática pedagógica. Além disso, o Cinema se revela um recurso valioso para a formação continuada dos professores dos anos iniciais, proporcionando novas oportunidades de desenvolvimento profissional e aprimoramento das práticas inclusivas em sala de aula. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 4,75MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada de Professores | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Cinema | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Artes Visuais | pt_BR |
| Título: dc.title | Cinema e Inclusão: Uma alternativa metodológica para debater a inclusão com o uso do Cinema nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Leticia Lupepsa - Dissertação.pdf | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4440 | 4.87 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972464/2/Leticia Lupepsa - Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons