Cinema e Inclusão: Uma alternativa metodológica para debater a inclusão com o uso do Cinema nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLupepsa, Letícia-
Autor(es): dc.contributor.authorSuarez, Adriana Rodrigues-
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Angela Maria de Sousa-
Autor(es): dc.contributor.authorSchimanski, Edina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-11T13:44:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-11T13:44:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-03-
identificador: dc.identifier.otherLeticia Lupepsa - Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972464-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação faz parte da linha de pesquisa Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva da Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR. O objeto de estudo é o Cinema em sala de aula na perspectiva do processo do ensino inclusivo, visando a formação dos professores da Educação dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Pautamos como problema da pesquisa: “Como a utilização do Cinema como linguagem artística e ferramenta educacional pode promover uma reflexão mais eficaz sobre a inclusão no ambiente escolar?” Assim, buscamos por possíveis respostas. O objetivo geral da pesquisa é contribuir com uma possibilidade metodológica na formação continua dos professores para a aplicabilidade do Cinema como meio de refletir e conscientizar sobre a inclusão com os alunos da Educação Básica do Ensino Fundamental dos anos iniciais na cidade de Ponta Grossa. A partir do objetivo geral, elencou-se alguns objetivos específicos: a) implementar um projeto de ensino baseado no uso do Cinema como ferramenta para promover reflexão e conscientização sobre inclusão no Ensino Fundamental; b) Investigar as percepções dos sujeitos pesquisados em relação ao uso do Cinema como meio de promover a inclusão; c) Verificar os efeitos do uso do Cinema como meio de promover a inclusão na percepção e no engajamento dos alunos do ensino fundamental. O referencial teórico é constituído principalmente de autores/as como: Libâneo (2012); Carvalho (2004); Sassaki (2009); Bordwell e Thompson (2009) Benjamin (1937); Martin (2002); Fresquet (2105); Duarte (2002) entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva, delineando-se na pesquisa-ação de cunho participativo. A partir dessa metodologia é realizada a análise dos materiais cujos os dados se integraram com base nos desenhos realizados pelos alunos, resultado da análise fílmica a partir da etapa considerada sintomática da metodologia de análise fílmica de Suarez (2018). Os resultados mostram que a utilização do Cinema na perspectiva da inclusão é uma aliada significativa no processo educativo, evidenciando seu potencial para enriquecer a prática pedagógica. Além disso, o Cinema se revela um recurso valioso para a formação continuada dos professores dos anos iniciais, proporcionando novas oportunidades de desenvolvimento profissional e aprimoramento das práticas inclusivas em sala de aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,75MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada de Professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCinemapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectArtes Visuaispt_BR
Título: dc.titleCinema e Inclusão: Uma alternativa metodológica para debater a inclusão com o uso do Cinema nos Anos Iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Leticia Lupepsa - Dissertação.pdfhttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/44404.87 MBAdobe PDF/bitstream/capes/972464/2/Leticia Lupepsa - Dissertação.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons