Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Gomes, Karina de Fátima | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Dias, Ariangelo Hauer | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Malheiro, Cicera Aparecida Lima | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Martiniak, Vera Lúcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-11T13:06:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-11T13:06:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | Karina de Fátima Gomes - Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972462 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como principal objetivo contribuir no processo de alfabetização por meio da elaboração de um jogo mediante os processos de ensino e aprendizagem. Trata-se de um aplicativo formato baseado na metodologia “Aprender Brincando” da autora Claudia Mara que considera os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), a partir de uma proposta lúdica e interação do aluno com as tecnologias digitais. A pesquisa adotou uma abordagem metodológica baseada em uma revisão bibliográfica, elencando-se pesquisas acadêmicas, artigos e literatura relacionados com a temática abordada que enfatizam o design inclusivo e soluções adaptativas encontrados nas bases de dados da Scielo, Capes e Google Acadêmico. As buscas se concentraram apenas nos últimos cinco anos e utilizou como descritores: Jogos digitais; Desenho Universal para a Aprendizagem e Alfabetização, obtendo um total de 21 trabalhos, onde destes apenas 12 foram selecionados a partir dos Critérios de inclusão (CI) e critérios de exclusão (CE): (CI1): Pesquisas que abordam a alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental; (CI2) Pesquisas que envolvem espaços formais de ensino; (CI3): Pesquisas que envolvem recursos tecnológicos; (CE1): Trabalhos completos (CE2): Pesquisas duplicadas, na qual a versão mais antiga foi desconsiderada tiveram extraídas as informações consideradas relevantes para análise. O método ou pesquisa documental, auxiliou na coleta e análise de documentos oficiais, leis e políticas públicas, além de manuais e informações provenientes de jogos, softwares educacionais e soluções existentes atualmente. Ao final, realizou-se a testagem, sendo disponibilizado em formato de aplicativo para as professoras das salas de AEE da rede Municipal de ensino do Município de Canoinhas-SC, sendo coletadas as considerações dos docentes. Por fim, constatou-se a relevância deste estudo para colaborar com os professores que vivenciam a experiência de lecionar aliando a tecnologia aos métodos de alfabetização, apresentando-lhes novas possibilidades de aprendizagem proporcionadas pelo uso de jogos eletrônicos interativos e desta forma demonstrar as contribuições destes na aquisição da leitura e escrita, ou seja, no processo de alfabetização. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,75MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos digitais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho Universal para a Aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aplicativo | pt_BR |
Título: dc.title | Contribuições dos jogos digitais na alfabetização de crianças com dificuldades de aprendizagem: aplicativo do método “aprender brincando” e a abordagem do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Karina de Fátima Gomes - Dissertação.pdf | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4471 | 1,8 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972462/2/Karina de Fátima Gomes - Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons