Contribuições dos jogos digitais na alfabetização de crianças com dificuldades de aprendizagem: aplicativo do método “aprender brincando” e a abordagem do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGomes, Karina de Fátima-
Autor(es): dc.contributor.authorDias, Ariangelo Hauer-
Autor(es): dc.contributor.authorMalheiro, Cicera Aparecida Lima-
Autor(es): dc.contributor.authorMartiniak, Vera Lúcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-11T13:06:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-11T13:06:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-24-
identificador: dc.identifier.otherKarina de Fátima Gomes - Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972462-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa tem como principal objetivo contribuir no processo de alfabetização por meio da elaboração de um jogo mediante os processos de ensino e aprendizagem. Trata-se de um aplicativo formato baseado na metodologia “Aprender Brincando” da autora Claudia Mara que considera os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), a partir de uma proposta lúdica e interação do aluno com as tecnologias digitais. A pesquisa adotou uma abordagem metodológica baseada em uma revisão bibliográfica, elencando-se pesquisas acadêmicas, artigos e literatura relacionados com a temática abordada que enfatizam o design inclusivo e soluções adaptativas encontrados nas bases de dados da Scielo, Capes e Google Acadêmico. As buscas se concentraram apenas nos últimos cinco anos e utilizou como descritores: Jogos digitais; Desenho Universal para a Aprendizagem e Alfabetização, obtendo um total de 21 trabalhos, onde destes apenas 12 foram selecionados a partir dos Critérios de inclusão (CI) e critérios de exclusão (CE): (CI1): Pesquisas que abordam a alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental; (CI2) Pesquisas que envolvem espaços formais de ensino; (CI3): Pesquisas que envolvem recursos tecnológicos; (CE1): Trabalhos completos (CE2): Pesquisas duplicadas, na qual a versão mais antiga foi desconsiderada tiveram extraídas as informações consideradas relevantes para análise. O método ou pesquisa documental, auxiliou na coleta e análise de documentos oficiais, leis e políticas públicas, além de manuais e informações provenientes de jogos, softwares educacionais e soluções existentes atualmente. Ao final, realizou-se a testagem, sendo disponibilizado em formato de aplicativo para as professoras das salas de AEE da rede Municipal de ensino do Município de Canoinhas-SC, sendo coletadas as considerações dos docentes. Por fim, constatou-se a relevância deste estudo para colaborar com os professores que vivenciam a experiência de lecionar aliando a tecnologia aos métodos de alfabetização, apresentando-lhes novas possibilidades de aprendizagem proporcionadas pelo uso de jogos eletrônicos interativos e desta forma demonstrar as contribuições destes na aquisição da leitura e escrita, ou seja, no processo de alfabetização.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,75MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectJogos digitaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDesenho Universal para a Aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAplicativopt_BR
Título: dc.titleContribuições dos jogos digitais na alfabetização de crianças com dificuldades de aprendizagem: aplicativo do método “aprender brincando” e a abordagem do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Karina de Fátima Gomes - Dissertação.pdfhttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/44711,8 MBAdobe PDF/bitstream/capes/972462/2/Karina de Fátima Gomes - Dissertação.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons