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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Ismenia Lopes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Karen | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Meletti, Silvia Márcia Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Foltran, Elenice Parise | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-11T12:39:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-11T12:39:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional - Ismenia Lopes | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972461 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A epilepsia é uma condição neurológica complexa que se manifesta por meio de crises epilépticas, afetando a atividade elétrica do cérebro e impactando a qualidade de vida das pessoas que convivem com essa condição. Esta dissertação está vinculada à linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva” e ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Processos de Aprendizagem – GEP-ProA. Tem como objetivo investigar as percepções, atitudes e conhecimentos dos professores sobre a epilepsia, visando identificar os aspectos pertinentes a serem contemplados em recurso educacional sobre o tema. O estudo baseou-se na metodologia Design-Based Research (DBR) ou Pesquisa de Desenvolvimento. Participaram da pesquisa 14 professoras de uma escola municipal na Grande São Paulo, selecionadas com base no critério de serem docentes da Educação Infantil. Para a coleta de dados foram aplicados dois questionários em formato Google Forms, um para coleta de dados sobre o perfil das participantes e suas percepções das pessoas com epilepsia, e outro para validação do ebook. O primeiro questionário foi organizado em duas partes: a primeira abordou aspectos conceituais e atitudinais, buscando identificar mitos e crenças sobre a epilepsia, além de sentimentos e comportamentos das participantes. Já a segunda parte focou em questões relacionadas à aprendizagem e ao rendimento escolar de crianças com epilepsia. O segundo questionário abrangeu aspectos sobre conteúdo, organização, estrutura, design, formatação, satisfação geral e comentários adicionais sobre o recurso educacional. Os resultados apontaram que, embora a maioria das participantes possua um conhecimento básico sobre epilepsia, desconhecem os procedimentos adequados para lidar com crises epilépticas, e reconhecem que a participação ativa nas aulas é fundamental para o bom desempenho escolar das crianças com epilepsia. Com base nestes dados foi elaborado e disponibilizado um ebook informativo sobre epilepsia e o processo ensino-aprendizagem. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,55MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Epilepsia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
Título: dc.title | DESMISTIFICANDO A EPILEPSIA NO CONTEXTO ESCOLAR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
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Produto Educacional - Ismenia Lopes.pdf | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4465 | 3.65 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972461/2/Produto Educacional - Ismenia Lopes.pdfDownload |
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