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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Almeida, Edivânia Floro Nicácio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Dias, Ariangelo Hauer | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Marlene | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Karen | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-10T12:50:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-10T12:50:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | Edivânia Floro Nicácio Almeida - Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972452 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Nesse estudo, investigou-se o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) na robótica educacional como estratégia de ensino para a inclusão escolar, para tanto buscamos no objetivo geral: analisar estratégias e possibilidades do uso da Robótica Educacional em classes comuns, sob a ótica do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), destacando seus aspectos Construcionistas com o intuito de fortalecer às práticas inclusivas dos professores que atuam nas escolas públicas. Nessa direção, foram necessários os objetivos específicos: 1) identificar como a Robótica Educacional pode contribuir para o ensino interdisciplinar do docente e levar esse conhecimento para qualquer disciplina curricular da educação básica na perspectiva inclusiva. 2) Mapear estratégias de ensino mediadas pela robótica pedagógica e suas implicações nas práticas docentes para promover a inclusão de estudantes em sala de aula regular. 3) Desenvolver o produto educacional no qual contemplou as estratégias didáticas utilizando a robótica na sala de aula com o propósito de planejar, construir e intensificar situações de ensino e de aprendizagem. Assim, a pesquisa foi conduzida mediante a aplicação da metodologia da pesquisa- ação, cujos dados foram interpretados sob a perspectiva da teoria da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2015). A pesquisa foi realizada seguindo as seguintes etapas: fase preliminar: revisão de literatura; Zerbato (2018), Böck, Gesser, Nuemberg (2018)) Heredero, (2020), Mendes (2021), Mendoza (2022) entre outros. Os procedimentos éticos, ocorreu da seguinte forma: seleção e abordagem dos participantes, formalização do convite, coleta e análise de dados. O instrumento de coleta de dados foi o fórum realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem – IFRO Campus Ji-Paraná, durante a realização do curso: Processos Criativos com a Robótica Livre, por meio do fórum lançamos a pergunta provocativa II – Estratégias de Ensino para o Ensino da Robótica Educacional na Perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), na qual coletamos as respostas dos professores que concordaram em participar do estudo. Resultados alcançados: é possível vislumbrar um ensino em que a robótica educacional seja uma ferramenta comum e essencial nas salas de aula, tendo em vista a expansão das tecnologias na sociedade. Em suma, o conhecimento adquirido e as práticas desenvolvidas e sugeridas pelos professores podem se estender para além de suas próprias salas de aula, influenciando positivamente outros educadores de áreas de atuações diferentes. Assim, esperamos que o produto educacional possa instruir os professores a se tornarem agentes de mudança em suas escolas, promovendo assim uma educação mais inclusiva e de qualidade para todos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,41MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho Universal de Aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Robótica Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégia de ensino | pt_BR |
Título: dc.title | O Desenho Universal para Aprendizagem na Robótica Educacional: Estratégia de Ensino para a Inclusão Escolar | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
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Edivânia Floro Nicácio Almeida - Dissertação.pdf | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4296 | 1,45 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972452/2/Edivânia Floro Nicácio Almeida - Dissertação.pdfDownload |
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