CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO HISTÓRICA E PRÁTICAS COLABORATIVAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCarmo, Lizarda Luciano do-
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Karen-
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Angela Maria de Sousa-
Autor(es): dc.contributor.authorMartiniak, Vera Lúcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-11T13:57:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-11T13:57:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-03-
identificador: dc.identifier.otherLizarda Luciano do Carmo - Recursopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972446-
Resumo: dc.description.abstractO recurso educacional aberto "Caminhos para a Educação: Formação, História e Práticas Colaborativas" foi desenvolvido a partir da pesquisa de mestrado profissional de Lizarda Luciano do Carmo, sob orientação da Profa. Dra. Karen Ribeiro, intitulada "Ensino Colaborativo na Educação Infantil: Possibilidades para a Inclusão de Alunos com Deficiência", do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), na linha de pesquisa "Práticas e Processos Formativos de Educadores para a Educação Inclusiva", e vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Processos de Aprendizagem (GEP-ProA). O e-book tem como objetivo servir de apoio para a formação de professoras e professores em Ensino Colaborativo na Educação Infantil. O material apresenta os marcos legais da inclusão escolar e sugestões de vídeos e artigos relacionados ao tema, com hiperlink em azul sublinhado. Para ter acesso ao material na íntegra, coloque o cursor ou dedo no destaque se estiver usando computador ou notebook; celular ou tablet, respectivamente. Além disso, em cada vídeo consta o nome da professora palestrante, tema, os responsáveis pela produção e canal no YouTube. Antes de cada sugestão, consta um resumo do conteúdo para facilitar a escolha do material de interesse. Em consonância com o Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS, 2018a, 2018b), adotou-se os recursos de acessibilidade nos links e descrição da imagem da capa. Tais recursos foram avaliados e aprovados por uma pessoa com deficiência visual.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent275KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Especialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Colaborativopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusão Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professorespt_BR
Título: dc.titleCAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO HISTÓRICA E PRÁTICAS COLABORATIVASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Lizarda Luciano do Carmo - Recurso.pdfhttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4494275,39 kBAdobe PDF/bitstream/capes/972446/2/Lizarda Luciano do Carmo - Recurso.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons