Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Machado, Iohana Ramos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Suarez, Adriana Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Ana Váleria de Figueiredo da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Martiniak, Vera | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-11T12:07:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-11T12:07:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | Iohana Ramos Machado - Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972443 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa faz parte da linha de pesquisa Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva, do programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva da Universidade Estadual de Ponta Grossa–PR. Tem como objeto investigar as práticas artísticas na educação infantil a partir da perspectiva inclusiva. Elencamos o problema de pesquisa para possíveis questões norteadoras: como as práticas artísticas têm sido, de fato, práticas pedagógicas que realizam a educação infantil a partir de uma perspectiva inclusiva. O objetivo geral da pesquisa é compreender como as práticas artísticas podem contribuir no processo de inclusão escolar na educação infantil. A partir do objetivo geral, elencou-se 5 objetivos específicos: a) analisar as práticas artísticas implementadas na educação infantil na perspectiva inclusiva; b)compreender a constituição da infância no Brasil e a criança enquanto sujeito de direitos; c) contextualizar o atendimento das pessoas com deficiência na perspectiva da educação inclusiva; d) investigar as práticas artísticas dos professores que atuam na educação infantil na perspectiva inclusiva; e) elaborar um recurso educacional com práticas artísticas, na perspectiva inclusiva, como sugestão para formação de professores. Buscando compreender em que medida essas ações se articulam com o referencial teórico utilizado, que se caracteriza por autores que tratam o tema de forma sensível, como Holm (2005), Kramer (2003), Vygotsky (1998), Wallon (1975) dentre outros. Como procedimento metodológico foi realizada uma pesquisa de campo, na observação participante para analisar as práticas pedagógicas e o uso de metodologia e práticas artísticas, a partir da perspectiva inclusiva, por meio de entrevistas semiestruturadas, em escolas municipais de Duque de Caxias no estado do Rio de Janeiro e posteriormente análise de conteúdos, a qual possibilitou a ampliação do estudo e ilustração das questões aqui discutidas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,66MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Arte | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | inclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação infantil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | práticas pedagógicas. | pt_BR |
Título: dc.title | As práticas artísticas para inclusão na educação infantil | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Iohana Ramos Machado - Dissertação.pdf | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4417 | 1,7 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972443/2/Iohana Ramos Machado - Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons