As práticas artísticas para inclusão na educação infantil

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMachado, Iohana Ramos-
Autor(es): dc.contributor.authorSuarez, Adriana Rodrigues-
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Ana Váleria de Figueiredo da-
Autor(es): dc.contributor.authorMartiniak, Vera-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-11T12:07:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-11T12:07:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-04-
identificador: dc.identifier.otherIohana Ramos Machado - Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972443-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa faz parte da linha de pesquisa Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva, do programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva da Universidade Estadual de Ponta Grossa–PR. Tem como objeto investigar as práticas artísticas na educação infantil a partir da perspectiva inclusiva. Elencamos o problema de pesquisa para possíveis questões norteadoras: como as práticas artísticas têm sido, de fato, práticas pedagógicas que realizam a educação infantil a partir de uma perspectiva inclusiva. O objetivo geral da pesquisa é compreender como as práticas artísticas podem contribuir no processo de inclusão escolar na educação infantil. A partir do objetivo geral, elencou-se 5 objetivos específicos: a) analisar as práticas artísticas implementadas na educação infantil na perspectiva inclusiva; b)compreender a constituição da infância no Brasil e a criança enquanto sujeito de direitos; c) contextualizar o atendimento das pessoas com deficiência na perspectiva da educação inclusiva; d) investigar as práticas artísticas dos professores que atuam na educação infantil na perspectiva inclusiva; e) elaborar um recurso educacional com práticas artísticas, na perspectiva inclusiva, como sugestão para formação de professores. Buscando compreender em que medida essas ações se articulam com o referencial teórico utilizado, que se caracteriza por autores que tratam o tema de forma sensível, como Holm (2005), Kramer (2003), Vygotsky (1998), Wallon (1975) dentre outros. Como procedimento metodológico foi realizada uma pesquisa de campo, na observação participante para analisar as práticas pedagógicas e o uso de metodologia e práticas artísticas, a partir da perspectiva inclusiva, por meio de entrevistas semiestruturadas, em escolas municipais de Duque de Caxias no estado do Rio de Janeiro e posteriormente análise de conteúdos, a qual possibilitou a ampliação do estudo e ilustração das questões aqui discutidas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,66MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectArtept_BR
Palavras-chave: dc.subjectinclusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação infantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectpráticas pedagógicas.pt_BR
Título: dc.titleAs práticas artísticas para inclusão na educação infantilpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Iohana Ramos Machado - Dissertação.pdfhttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/44171,7 MBAdobe PDF/bitstream/capes/972443/2/Iohana Ramos Machado - Dissertação.pdfDownload

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