Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal da Paraíba (IFPB) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Valdeir Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-10T21:49:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-10T21:49:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | SEQUÊNCIA DIDÁTICA_ESTATÍSTICA E FAKE NEWS-2 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972440 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta Sequência Didática surge a partir do Trabalho Final de Curso intitulado "A relação entre as 'Fake News' e a Estatística: uma proposta de intervenção pedagógica interdisciplinar", orientado pelo Professor Luciano Bernardo Ramo, como pré-requisito para conclusão do Curso de Pós-graduação 'Lato Sensu' [EaD] em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica. Ela foi construída de modo a poder ser utilizada tanto pelo[a] Professor[a] como material de planejamento e roteiro didático, como pelos estudantes [portfólio]. A proposta envolve os componentes curriculares de Estatística Aplicada, Língua Portuguesa e Matemática e está estruturada em 4 (quatro) encontros, os quais serão mediados pelas etapas da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), com objetivos específicos, em cada encontro, alinhados a habilidades desses componentes. Muito do que compõe este trabalho, eu devo às experiências enquanto Gestor de uma Escola Cidadã Integral Técnica e enquanto Formador de Professores e Gestores, junto à Comissão Executiva de Educação Integral da Paraíba. Elas me ajuda[ra]m muito na composição do profissional que sou. A expectativa é a de que os estudantes, apoiados por seus professores, protagonizem as etapas e cheguem, a partir disso, a desenvolver competências e habilidades para o seu pleno desenvolvimento, para o exercício da cidadania e para o mundo do trabalho, conforme direciona a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 8.222.743 bytes | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Intervenção pedagógica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Modelos didáticos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | metodologias ativas | pt_BR |
Título: dc.title | A relação entre as "fake news" e a Estatística | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Especialização em Docência para Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho Final de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
SEQUÊNCIA DIDÁTICA_ESTATÍSTICA E FAKE NEWS-2.pdf | 8,03 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972440/2/SEQUÊNCIA DIDÁTICA_ESTATÍSTICA E FAKE NEWS-2.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons