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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Flora Aparecida de Almeida | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Maria Antonia de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Franco, Zilda Gláucia Elias | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Rita de Cássia da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-10T14:05:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-10T14:05:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional - Flora Aparecida | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972437 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objeto a formação de professores ribeirinhos do ensino regular especificamente os que tenham alunos sujeitos da educação especial. Está inserida na Linha de Pesquisa Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva do Programa de Mestrado em Educação Inclusiva – PROFEI da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Tem como objetivo compreender as necessidades de formação continuada de professores do ensino regular na inclusão em regiões de rios no município de Santarém – PA. Os objetivos específicos são: identificar as escolas que estão em regiões de rios no município de Santarém; caracterizar o atendimento educacional especializado nas regiões de rios; e, problematizar as políticas e práticas de formação continuada no município de Santarém. O município em questão admite a educação inclusiva desde 1991, ainda que fosse somente em espaço urbana. A partir de 1999, o município passou a atender as regiões rurais que abrangem a sua localidade. Os procedimentos metodológicos englobaram a revisão de literatura, análise de documentos e o trabalho de campo realizado em quatro escolas ribeirinhas com o foco na formação continuada, mediante entrevistas com professoras do ensino regular da rede pública municipal de Santarém – Pará. Os dados coletados originaram a confecção de um recurso educacional intitulado “Documento Norteador para Formação Continuada e Suporte na Prática Pedagógica dos Professores (as) Ribeirinhos (as) ” que apresenta auxílio às professoras ribeirinhas nas suas práticas pedagógicas com alunos da educação especial. Além disso, o documento apresenta as características da educação do campo interrogando a educação rural; elementos necessários para a construção de um Projeto Político e Pedagógico de acordo com as necessidades das escolas campesinas; e proposições para formação continuada. Os resultados manifestam que apesar de Santarém estar constantemente desenvolvendo formas para retificar-se às políticas inerentes a formação continuada de professores no contexto da educação do campo (ribeirinha) e educação inclusiva, ainda existem muitas iniciativas a serem tomadas. De tal maneira, foi esclarecido que os professores ribeirinhos das comunidades pesquisadas reconhecem a sua necessidade de formação continuada, mas que tem toda uma dinâmica envolvida, a carga horária a ser cumprida, a distância que as formações são realizadas, o valor oferecido por essas formações em rede privada etc. Sobretudo, os discursos apontam não ser um processo que dependa unicamente das suas vontades, requer um olhar significativo da Secretaria de Educação para esta necessidade docente. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,21MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Ribeirinha | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Continuada de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
Título: dc.title | Documento norteador para formação continuada e suporte na prática pedagógica de professores (as) ribeirinhos (as) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
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Produto Educacional - Flora Aparecida.pdf | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4370 | 6,36 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972437/2/Produto Educacional - Flora Aparecida.pdfDownload |
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