DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM (DUA): ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS EM ROBÓTICA EDUCACIONAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlmeida, Edivânia Floro Nicácio-
Autor(es): dc.contributor.authorDias, Ariangelo Hauer-
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues, Marlene-
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Karen-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-10T12:56:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-10T12:56:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-06-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - Edivânia floropt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972435-
Resumo: dc.description.abstractNesse estudo, investigou-se o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) na robótica educacional como estratégia de ensino para a inclusão escolar, para tanto buscamos no objetivo geral: analisar estratégias e possibilidades do uso da Robótica Educacional em classes comuns, sob a ótica do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), destacando seus aspectos Construcionistas com o intuito de fortalecer às práticas inclusivas dos professores que atuam nas escolas públicas. Nessa direção, foram necessários os objetivos específicos: 1) identificar como a Robótica Educacional pode contribuir para o ensino interdisciplinar do docente e levar esse conhecimento para qualquer disciplina curricular da educação básica na perspectiva inclusiva. 2) Mapear estratégias de ensino mediadas pela robótica pedagógica e suas implicações nas práticas docentes para promover a inclusão de estudantes em sala de aula regular. 3) Desenvolver o produto educacional no qual contemplou as estratégias didáticas utilizando a robótica na sala de aula com o propósito de planejar, construir e intensificar situações de ensino e de aprendizagem. Assim, a pesquisa foi conduzida mediante a aplicação da metodologia da pesquisa- ação, cujos dados foram interpretados sob a perspectiva da teoria da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2015). A pesquisa foi realizada seguindo as seguintes etapas: fase preliminar: revisão de literatura; Zerbato (2018), Böck, Gesser, Nuemberg (2018)) Heredero, (2020), Mendes (2021), Mendoza (2022) entre outros. Os procedimentos éticos, ocorreu da seguinte forma: seleção e abordagem dos participantes, formalização do convite, coleta e análise de dados. O instrumento de coleta de dados foi o fórum realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem – IFRO Campus Ji-Paraná, durante a realização do curso: Processos Criativos com a Robótica Livre, por meio do fórum lançamos a pergunta provocativa II – Estratégias de Ensino para o Ensino da Robótica Educacional na Perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), na qual coletamos as respostas dos professores que concordaram em participar do estudo. Resultados alcançados: é possível vislumbrar um ensino em que a robótica educacional seja uma ferramenta comum e essencial nas salas de aula, tendo em vista a expansão das tecnologias na sociedade. Em suma, o conhecimento adquirido e as práticas desenvolvidas e sugeridas pelos professores podem se estender para além de suas próprias salas de aula, influenciando positivamente outros educadores de áreas de atuações diferentes. Assim, esperamos que o produto educacional possa instruir os professores a se tornarem agentes de mudança em suas escolas, promovendo assim uma educação mais inclusiva e de qualidade para todos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,45MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDesenho Universal de Aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRobótica Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstratégia de ensinopt_BR
Título: dc.titleDESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM (DUA): ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS EM ROBÓTICA EDUCACIONALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Produto Educacional - Edivânia floro.pdfhttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/42963,54 MBAdobe PDF/bitstream/capes/972435/2/Produto Educacional - Edivânia floro.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons