A ambientação da criança com Transtorno do Espectro do Autismo no contexto escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Diane Marli Lemes-
Autor(es): dc.contributor.authorPisacco, Nelba Maria Teixeira-
Autor(es): dc.contributor.authorBraga, Diana Sampaio-
Autor(es): dc.contributor.authorSuarez, Adriana Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-10T12:29:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-10T12:29:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-30-
identificador: dc.identifier.otherDiane Marli Lemes Pereira - Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972433-
Resumo: dc.description.abstractO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma desordem do neurodesenvolvimento caracterizada por alterações na comunicação e interação social e por padrões comportamentais restritivos e repetitivos que podem dificultar o ingresso e a permanência de crianças com essa condição no contexto escolar. Apesar das políticas públicas voltadas à educação inclusiva, ainda há lacunas na formação continuada dos profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) frente às necessidades pedagógicas de crianças com TEA. A presente dissertação tem por objetivos desenvolver e avaliar um curso fundamentado no Modelo Denver de Intervenção Precoce (ESDM) para a formação continuada de professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para a promoção do desenvolvimento e aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista. O método se caracteriza como uma pesquisa-ação com abordagem translacional, orientada a integrar a teoria e a prática de forma dinâmica e interativa. A pesquisa baseia-se na revisão da literatura, que fundamenta teoricamente o estudo e contribui para a identificação das necessidades na formação. Aliada ao Design Educacional como estratégia central para o desenvolvimento de uma proposta formativa inovadora de intervenções pedagógicas ajustadas com base nos resultados da pesquisa e nas necessidades reais dos educadores para a promoção da inclusão escolar. Utilizou-se a análise qualitativa dos indicadores, permitindo uma compreensão aprofundada e contextualizada dos dados obtidos. Os instrumentos para obtenção de indicadores foram dois questionários e registros da pesquisadora durante o planejamento e a aplicação do curso. Os participantes foram a professora pesquisadora e 41 profissionais do AEE de uma rede pública municipal da região Sul do País, que contribuíram para o levantamento das demandas de formação e para a validação do recurso educacional desenvolvido. Como resultados pretendidos, almeja-se que o produto desenvolvido e os estudos realizados contribuam para a efetivação das políticas públicas da educação inclusiva, na formação de profissionais para o AEE. A partir da análise, produção e divulgação de práticas, bem como da adequação de recursos e metodologias pedagógicas, pretende-se fornecer subsídios que auxiliem no acolhimento, permanência e escolarização de estudantes com TEA.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,76MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectModelo Denver de Intervenção Precocept_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtendimento Educacional Especializadopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Título: dc.titleA ambientação da criança com Transtorno do Espectro do Autismo no contexto escolarpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Diane Marli Lemes Pereira - Dissertação.pdfhttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/44262.83 MBAdobe PDF/bitstream/capes/972433/2/Diane Marli Lemes Pereira - Dissertação.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons