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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Queiroz, Claudinea Pereira Dias | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Foltran, Elenice Parise | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Onofre, Eduardo Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pisacco, Nelba Maria Teixeira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-10T12:01:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-10T12:01:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-25 | - |
identificador: dc.identifier.other | Claudinea Pereira Dias Queiroz - Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972432 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O aumento significativo do número de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas tem gerado uma crescente demanda por profissionais de apoio. Esses profissionais, embora assumam múltiplas responsabilidades, frequentemente carecem de formação adequada para atender às necessidades específicas desses estudantes. Este estudo teve como objetivo geral analisar as contribuições de um curso de formação destinado a profissionais de apoio, visando o aprimoramento de habilidades para atuar junto ao estudante com Transtorno do Espectro Autista, favorecendo o desenvolvimento da autonomia e inclusão desses estudantes no contexto escolar. A metodologia utilizada foi a Pesquisa de Desenvolvimento e os instrumentos de coleta de dados consistiram em dois questionários. Por se caracterizar sistemática, flexível e com o propósito de aperfeiçoar práticas educativas, essa metodologia foi utilizada no design, desenvolvimento e implementação do Produto Educacional, denominado “Estratégias de apoio e inclusão para estudantes com Transtorno do Espectro Autista: curso para profissionais de apoio”. A pesquisa foi realizada no Município de Jaguaquara, na Bahia, com a participação inicial de setenta profissionais de apoio que responderam a um questionário semiestruturado. Desses, trinta e cinco participaram do curso de formação e desempenharam o papel de avaliadores do Produto Educacional, que compôs a pesquisa. A análise dos dados obtidos por meio dos questionários de avaliação foi conduzida com foco em aspectos como satisfação geral, clareza das instruções e metodologia, duração e organização do curso, qualidade da aprendizagem e habilidades adquiridas, além de recursos e infraestrutura disponibilizados, contribuições práticas do curso e relevância dos conteúdos. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a implementação de políticas públicas que estruturem o cargo em diferentes níveis e funções é fundamental para atender às demandas dos estudantes com TEA. Esta pesquisa contribui significativamente para a ciência brasileira ao ampliar o conhecimento sobre o papel dos profissionais de apoio e oferecer novas evidências sobre a formação necessária para fornecer suporte eficaz a estudantes com TEA, além de influenciar debates sobre políticas públicas relacionadas à qualificação, carga horária e valorização desses profissionais. O estudo revelou que a função do profissional de apoio é complexa, pois exige afinidade com a área, conhecimentos pedagógicos, entendimento sobre o desenvolvimento da comunicação e linguagem, além da capacidade de lidar com comportamentos desafiadores. Ademais, no processo de validação pelos profissionais de apoio, o curso de formação, desenvolvido e implementado pela pesquisadora, estruturado com base nas necessidades específicas dos estudantes com TEA, ofereceu subsídios importantes para os profissionais de apoio atuarem com êxito no desenvolvimento e autonomia desses estudantes na escola. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,58MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Profissional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Profissional de Apoio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
Título: dc.title | A formação do profissional de apoio para atuação junto ao estudante com transtorno do espectro autista | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
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Claudinea Pereira Dias Queiroz - Dissertação.pdf | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4424 | 1,63 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972432/2/Claudinea Pereira Dias Queiroz - Dissertação.pdfDownload |
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