II SEMINÁRIO INTEGRADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: CADERNO DE RESUMOS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFOLETTO, ROSIELI GERALDINA MEROTTO-
Autor(es): dc.contributor.authorRIBEIRO, DANIELLA SOARES NOGUEIRA-
Autor(es): dc.contributor.authorMOREIRA, DIEGO SUHET-
Autor(es): dc.contributor.authorCASTRO, MIRELLA GUEDES LIMA DE-
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, MAICON CHARLES MARIANO DE-
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, JAKELINE DA SILVA DE JESUS-
Autor(es): dc.contributor.authorCASTRO, EGLALCIANE DE LYRIO TONGO-
Autor(es): dc.contributor.authorMELADO, KARIELE COUTINHO-
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, ALESSANDRO POLETO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-09T23:56:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-09T23:56:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-04-
identificador: dc.identifier.otherEDUCIMAT_II SECIM INTEGRADO_CADERNO DE RESUMOS_ V F 09.04.2025pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972427-
Resumo: dc.description.abstractO Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT), vinculado ao Instituto Federal do Espírito Santo, realiza anualmente o Seminário de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, consolidando-se como um espaço de socialização e debate acadêmico entre pesquisadores, docentes e discentes da área. Desde sua criação, em 2011, o curso de Mestrado já promoveu mais de uma década de edições do evento. A partir de 2022, com a implantação do curso de Doutorado, o seminário expandiu seu escopo, fortalecendo ainda mais a produção científica e a troca de experiências entre os diferentes níveis da pós-graduação. Os seminários são fruto de um período intenso de estudos e investigações, que compreende seis meses para os mestrandos e 12 meses para os doutorandos. Ao ingressarem no EDUCIMAT, os estudantes apresentam um anteprojeto ou projeto, ainda em fase de amadurecimento, demonstrando não apenas domínio conceitual e capacidade de escrita acadêmica, mas também coerência na formulação de suas ideias e perspectivas de contribuição para o campo do Ensino de Ciências e Matemática. Durante os primeiros meses, sob a orientação de um professor credenciado no programa, os alunos aprofundam suas reflexões e delineiam com maior precisão os objetivos, metodologia e fundamentação teórica de seus projetos de pesquisa. Além da construção do projeto, os pós-graduandos participam de uma formação acadêmica abrangente, cursando disciplinas essenciais que fornecem embasamento teórico e metodológico para suas investigações. Entre elas, destacam-se: Metodologia da Pesquisa, Teorias da Aprendizagem, Metodologias de Ensino, História e Filosofia da Ciência/Matemática e Seminários em Pesquisa, além de disciplinas optativas que complementam sua trajetória acadêmica. Esse percurso formativo contribui significativamente para o desenvolvimento das pesquisas apresentadas nos seminários, garantindo a qualidade e a relevância das produções científicas compartilhadas no evento. Equipe Organizadora!pt_BR
Tamanho: dc.format.extent15,9 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCADERNO DE RESUMOS. PROJETOS DE PESQUISA. EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICApt_BR
Título: dc.titleII SEMINÁRIO INTEGRADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: CADERNO DE RESUMOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAM DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMESTRADO E DOUTORADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons