O DMTT - Maceió como espaço não-formal de educação: possibilidades para a Educação Profissional e Tecnológica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Alagoaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Alysson Mariano-
Autor(es): dc.contributor.authorLima, André Suêldo Tavares de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-09T19:33:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-09T19:33:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-20-
identificador: dc.identifier.otherO DMTT - Maceió como espaço não-formal de educação - possibilidades para a Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972425-
Resumo: dc.description.abstractEste material instrucional visa apresentar o DMTT-Maceió enquanto espaço não-formal de educação e ensino que pode ser explorado em visitas técnicas com estudantes, de maneira a auxiliar professores de cursos técnicos da Educação Profissional e Tecnológica e também de outros níveis de ensino (fundamental, médio e superior) no transcorrer de sua prática docente. O material foi elaborado a partir da experiência da visita técnica de estudantes do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Logística do Instituto Federal de Alagoas – Campus Benedito Bentes ao DMTT-Maceió e ilustra as potencialidades existentes neste departamento de trânsito que podem ser usufruídas na perspectiva de enriquecer a experiência de ensino dos docentes junto aos estudantes. Ao conhecerem as potencialidades existentes no DMTT os docentes familiarizam-se com as possibilidades que lá existem, tendo a oportunidade de selecionar os espaços a serem explorados de acordo com os propósitos das disciplinas que lecionam. O recurso de visitação a ambientes para além dos espaços formais de educação permite abordagens e enriquece, sobremaneira, o processo educacional, ao proporcionar experiências concretas e práticas que conectam teoria e realidade, promovendo uma aprendizagem significativa. A abertura da instituição para a realização de visitas técnicas possibilita, portanto, a ampliação de perspectivas tanto para a comunidade escolar quanto para os profissionais ligados ao trânsito, valorizando a diversidade de experiências e saberes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent14.188 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação-trânsitopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEspaços não-formaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação humana integralpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProduto Educacionalpt_BR
Título: dc.titleO DMTT - Maceió como espaço não-formal de educação: possibilidades para a Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLogísticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons