Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Vanete Maria Moura | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-09T13:13:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-09T13:13:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
identificador: dc.identifier.other | As Comunidades Quilombolas de Corumbá-MS: Caminhos para um Ensino de História Antirracista. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972416 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa trata da inserção da história e das memórias das comunidades quilombolas AQUIRRIO - Associação Quilombola Ribeirinha Família Osório1 , AQF2C — Associação Comunidade Quilombola Ribeirinha Campos Correia2 e ACTHEO — Associação Comunidade Remanescente Quilombola Maria Theodora Gonçalves de Paula e o protagonismo feminino negro quilombola no ensino de História da rede municipal de Corumbá, Mato Grosso do Sul, como parte das políticas de reparação. Dentre essas políticas a educação antirracista, que por meio da Lei n. o 10.639/ 2003, caminha para superar a escolarização eurocêntrica brasileira. Em vista disso, a identificação da trajetória das mulheres negras como líderes de comunidades quilombolas busca colaborar com as políticas públicas de igualdade num país historicamente sexista em que a inferiorização da mulher, a discriminação e a opressão se deram tanto pela raça quanto pelo gênero. Fazendo uso da metodologia da História Oral foram escolhidas as três comunidades reconhecidas pela Fundação Cultural Palmares para o trabalho de campo com as respectivas entrevistas semiestruturadas, além do levantamento bibliográfico, análise desses dados e documentos. A proposta de inclusão da história quilombola local se fará com o sítio eletrônico www.quilomboscorumba.com.br, promovendo uma maior visibilidade das comunidades quilombolas, uma vez que o acesso a materiais pedagógicos online tem se tornado uma significativa ferramenta no processo educacional. Considerando esse fator, a escola pode ocupar um papel importante ao propor ações que promovam a valorização da diversidade cultural na sala de aula, incluindo a cultura quilombola, articulando-a aos direitos e deveres da memória, em razão dos apagamentos e dos silenciamentos a que foram submetidas as histórias e as manifestações culturais das negras e dos negros, no Estado de Mato Grosso do Sul, especificamente em Corumbá. A educação, os museus e a fundação de cultura do município podem contribuir no enfrentamento ao racismo que se reflete no dia a dia das escolas e no campo do patrimônio material e imaterial dos/as afrodescendentes e povos originários. Nessa perspectiva, pretende-se construir práticas educativas emancipatórias na correção das desigualdades históricas no âmbito educacional e do patrimônio cultural. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidades quilombolas. Educação Antirracista. Protagonismo feminino negro. Ensino de História. | pt_BR |
Título: dc.title | As Comunidades Quilombolas de Corumbá-MS: Caminhos para um Ensino de História Antirracista. | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação formatada Vanete -.pdf | 2.92 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972416/2/Dissertação formatada Vanete -.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons