As Comunidades Quilombolas de Corumbá-MS: Caminhos para um Ensino de História Antirracista.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Mato Grosso do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Vanete Maria Moura-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-09T13:13:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-09T13:13:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.otherAs Comunidades Quilombolas de Corumbá-MS: Caminhos para um Ensino de História Antirracista.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972416-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa trata da inserção da história e das memórias das comunidades quilombolas AQUIRRIO - Associação Quilombola Ribeirinha Família Osório1 , AQF2C — Associação Comunidade Quilombola Ribeirinha Campos Correia2 e ACTHEO — Associação Comunidade Remanescente Quilombola Maria Theodora Gonçalves de Paula e o protagonismo feminino negro quilombola no ensino de História da rede municipal de Corumbá, Mato Grosso do Sul, como parte das políticas de reparação. Dentre essas políticas a educação antirracista, que por meio da Lei n. o 10.639/ 2003, caminha para superar a escolarização eurocêntrica brasileira. Em vista disso, a identificação da trajetória das mulheres negras como líderes de comunidades quilombolas busca colaborar com as políticas públicas de igualdade num país historicamente sexista em que a inferiorização da mulher, a discriminação e a opressão se deram tanto pela raça quanto pelo gênero. Fazendo uso da metodologia da História Oral foram escolhidas as três comunidades reconhecidas pela Fundação Cultural Palmares para o trabalho de campo com as respectivas entrevistas semiestruturadas, além do levantamento bibliográfico, análise desses dados e documentos. A proposta de inclusão da história quilombola local se fará com o sítio eletrônico www.quilomboscorumba.com.br, promovendo uma maior visibilidade das comunidades quilombolas, uma vez que o acesso a materiais pedagógicos online tem se tornado uma significativa ferramenta no processo educacional. Considerando esse fator, a escola pode ocupar um papel importante ao propor ações que promovam a valorização da diversidade cultural na sala de aula, incluindo a cultura quilombola, articulando-a aos direitos e deveres da memória, em razão dos apagamentos e dos silenciamentos a que foram submetidas as histórias e as manifestações culturais das negras e dos negros, no Estado de Mato Grosso do Sul, especificamente em Corumbá. A educação, os museus e a fundação de cultura do município podem contribuir no enfrentamento ao racismo que se reflete no dia a dia das escolas e no campo do patrimônio material e imaterial dos/as afrodescendentes e povos originários. Nessa perspectiva, pretende-se construir práticas educativas emancipatórias na correção das desigualdades históricas no âmbito educacional e do patrimônio cultural.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectComunidades quilombolas. Educação Antirracista. Protagonismo feminino negro. Ensino de História.pt_BR
Título: dc.titleAs Comunidades Quilombolas de Corumbá-MS: Caminhos para um Ensino de História Antirracista.pt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons