Sequência Didática do Gênero “Resumo Escolar” em contexto de preparação para vestibulares

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNUNES, CRISTIANA FERREIRA-
Autor(es): dc.contributor.authorBarros, Eliana Merlin Deganutti de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-10T12:35:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-10T12:35:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-10-
identificador: dc.identifier.otherSequência Didática do Gênero “Resumo Escolar” em contexto de preparação para vestibularespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972411-
Resumo: dc.description.abstractCaro(a) docente, A falta de domínio dos discentes no que se refere às habilidades de leitura e escrita tem sido objeto de preocupação de professores e pesquisadores, visto que tais competências representam instrumento de inserção social. Sendo assim, desenvolvemos este material, resultante da pesquisa “A Produção do Resumo Escolar em Contexto de Preparação para o Vestibular: O Ensino da Escrita por meio da Sequência Didática de Gêneros”, no Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), com o objetivo de contribuir para a área do ensino e formação docente. Dessa forma, este material será disponibilizado nos meios digitais do Programa. Nossa produção se trata de uma sequência didática do gênero resumo escolar para a 3ª série do Ensino Médio, podendo ser adaptada para outros níveis, conforme o contexto didático de atuação do professor. O material foi desenvolvido a partir do enfoque teóricometodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e fundamentado na metodologia da sequência didática de gênero (SDG) (Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2011), (Barros; Striquer, 2020), Díaz, Cristovão e Barros (2024) para a organização da ação docente. Para que haja aprofundamento teórico por parte do professor, recomendamos a leitura da dissertação “A Produção do Resumo Escolar em Contexto de Preparação para o Vestibular: O Ensino da Escrita por meio da Sequência Didática de Gêneros”, disponibilizada no site https://uenp.edu.br/mestrado-ensino-dissertacoes. Esse material está estruturado em duas partes: orientações para o professor e teoria e atividades para o aluno. Na primeira, para que compreenda o contexto e auxilie no desenvolvimento de suas aulas, apresentamos uma síntese das dimensões constitutivas do gênero resumo escolar; o modelo didático de gênero e a sinopse da sequência didática que desenvolvemos. A segunda parte é composta por instruções para o desenvolvimento da sequência didática do Resumo escolar e atividades voltadas para os alunos. Esperamos que nosso produto contribua para a preparação dos estudantes, no que se refere ao bom desempenho na produção do resumo escolar nos vestibulares que o solicitam. Bom trabalho, professor(a)!pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,47pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática de gênerospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGênero textualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRedação de vestibularpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectResumo escolarpt_BR
Título: dc.titleSequência Didática do Gênero “Resumo Escolar” em contexto de preparação para vestibularespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons