
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | NUNES, CRISTIANA FERREIRA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Barros, Eliana Merlin Deganutti de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-10T12:35:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-10T12:35:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-10 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Sequência Didática do Gênero “Resumo Escolar” em contexto de preparação para vestibulares | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972411 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Caro(a) docente, A falta de domínio dos discentes no que se refere às habilidades de leitura e escrita tem sido objeto de preocupação de professores e pesquisadores, visto que tais competências representam instrumento de inserção social. Sendo assim, desenvolvemos este material, resultante da pesquisa “A Produção do Resumo Escolar em Contexto de Preparação para o Vestibular: O Ensino da Escrita por meio da Sequência Didática de Gêneros”, no Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), com o objetivo de contribuir para a área do ensino e formação docente. Dessa forma, este material será disponibilizado nos meios digitais do Programa. Nossa produção se trata de uma sequência didática do gênero resumo escolar para a 3ª série do Ensino Médio, podendo ser adaptada para outros níveis, conforme o contexto didático de atuação do professor. O material foi desenvolvido a partir do enfoque teóricometodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e fundamentado na metodologia da sequência didática de gênero (SDG) (Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2011), (Barros; Striquer, 2020), Díaz, Cristovão e Barros (2024) para a organização da ação docente. Para que haja aprofundamento teórico por parte do professor, recomendamos a leitura da dissertação “A Produção do Resumo Escolar em Contexto de Preparação para o Vestibular: O Ensino da Escrita por meio da Sequência Didática de Gêneros”, disponibilizada no site https://uenp.edu.br/mestrado-ensino-dissertacoes. Esse material está estruturado em duas partes: orientações para o professor e teoria e atividades para o aluno. Na primeira, para que compreenda o contexto e auxilie no desenvolvimento de suas aulas, apresentamos uma síntese das dimensões constitutivas do gênero resumo escolar; o modelo didático de gênero e a sinopse da sequência didática que desenvolvemos. A segunda parte é composta por instruções para o desenvolvimento da sequência didática do Resumo escolar e atividades voltadas para os alunos. Esperamos que nosso produto contribua para a preparação dos estudantes, no que se refere ao bom desempenho na produção do resumo escolar nos vestibulares que o solicitam. Bom trabalho, professor(a)! | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 4,47 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática de gêneros | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Gênero textual | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Redação de vestibular | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Resumo escolar | pt_BR |
| Título: dc.title | Sequência Didática do Gênero “Resumo Escolar” em contexto de preparação para vestibulares | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| CRISTIANA FERREIRA NUNES.pdf | 4.58 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972411/2/CRISTIANA FERREIRA NUNES.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons