ENSINO COLABORATIVO E FORMAÇÃO CONTINUADA: FORTALECENDO A PARCERIA ENTRE PROFESSORES DO AEE E DO ENSINO REGULAR EM SANTARÉM/PA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantana, Ana Cleude Costa-
Autor(es): dc.contributor.authorFoltran, Elenice Parise-
Autor(es): dc.contributor.authorCardozo, Sandra Moraes da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Rita de Cássia da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-09T13:10:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-09T13:10:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-31-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - Ana Cleudept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972399-
Resumo: dc.description.abstractO Recurso Educacional foi pensado e elaborado diante da realidade de uma escola da rede estadual de ensino de Santarém/PA, e tem por objetivo compartilhar informações sobre a educação especial e a conceituação do público-alvo da educação especial de acordo com a política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva (Brasil, 2008) e faz uma reflexão sobre ensino colaborativo entre professores do ensino regular e do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contexto da formação continuada, com foco na melhoria da permanência dos alunos da educação especial em sala de aula regular. ...........O Recurso Educacional faz parte da dissertação com o tema “Ensino colaborativo e formação continuada: fortalecendo a parceria entre professores do AEE do Ensino Regular em Santarém – PA”, do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), da Universidade de Ponta Grossa. Linha de Concentração: Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, o qual enfatiza a importância do ensino colaborativo e da formação continuada como recursos fundamentais para promover uma educação inclusiva de qualidade nas salas de aula da Educação Básica. .....Este guia de orientações destaca a urgência de se aprofundar no ensino colaborativo em uma escola da rede estadual de ensino, na zona urbana da cidade de Santarém, no Oeste do Pará, como uma estratégia para melhorar a formação de professores e a qualidade da educação inclusiva, sublinhando a necessidade de adoção de práticas inovadoras e eficazes no cenário educacional contemporâneo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9,43MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino colaborativopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusão educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAEEpt_BR
Título: dc.titleENSINO COLABORATIVO E FORMAÇÃO CONTINUADA: FORTALECENDO A PARCERIA ENTRE PROFESSORES DO AEE E DO ENSINO REGULAR EM SANTARÉM/PApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Produto Educacional - Ana Cleude.pdfhttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/44939.67 MBAdobe PDF/bitstream/capes/972399/2/Produto Educacional - Ana Cleude.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons