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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santana, Ana Cleude Costa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Foltran, Elenice Parise | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cardozo, Sandra Moraes da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Rita de Cássia da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-09T13:05:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-09T13:05:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ana Cleude Costa Santana - Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972398 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação discute a implementação de uma proposta de formação continuada para professores no município de Santarém-PA, em uma escola da rede estadual de ensino, com ênfase no ensino colaborativo entre os docentes do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e os do ensino regular. O estudo se insere no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), e seu objetivo central é analisar as possibilidades de implementação de uma prática de ensino colaborativo que favoreça o trabalho conjunto entre professores do AEE e do ensino regular, visando à melhoria das práticas pedagógicas inclusivas. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e está baseada no método de pesquisa-ação colaborativa. Foram envolvidos 15 professores da escola, atuantes nas salas de aula regulares e no AEE, que participaram de atividades de formação continuada estruturadas com foco na promoção do ensino colaborativo. A partir da realização da pesquisa, foi possível identificar o fortalecimento da parceria entre os professores do AEE e do ensino regular, promovendo uma maior articulação no planejamento e execução das atividades pedagógicas, com vistas a atender de forma mais eficaz as necessidades dos alunos da EJA, especialmente aqueles do público-alvo da educação especial. Os resultados apontam que a formação continuada, realizada no próprio ambiente escolar, foi essencial para o desenvolvimento de estratégias colaborativas, capazes de proporcionar uma inclusão mais efetiva e um processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e inclusivo. Os professores relataram que o trabalho conjunto com os colegas do AEE ampliou sua compreensão das especificidades dos alunos com deficiência e facilitou a adoção de práticas pedagógicas mais adaptadas e inclusivas. O estudo também destacou os desafios enfrentados na implementação do ensino colaborativo, como a falta de tempo para planejamentos conjuntos e a necessidade de maior suporte institucional. A pesquisa conclui que o ensino colaborativo, aliado à formação continuada, pode ser uma estratégia eficaz para fortalecer a inclusão educacional na EJA, ao promover o desenvolvimento de práticas pedagógicas que atendam de forma equitativa tanto os alunos da educação especial quanto os demais. A experiência vivenciada na escola investigada sugere que a implementação do ensino colaborativo deve ser ampliada para outras instituições de ensino, com o suporte contínuo de políticas públicas que incentivem a formação conjunta e o trabalho colaborativo entre professores do AEE e do ensino regular. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,30MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino colaborativo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | AEE | pt_BR |
Título: dc.title | O ensino colaborativo e formação continuada: fortalecendo a parceria entre professores do AEE e da educação de jovens e adultos em Santarém – PA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
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Ana Cleude Costa Santana - Dissertação.pdf | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4493 | 2,36 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972398/2/Ana Cleude Costa Santana - Dissertação.pdfDownload |
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