O ensino colaborativo e formação continuada: fortalecendo a parceria entre professores do AEE e da educação de jovens e adultos em Santarém – PA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantana, Ana Cleude Costa-
Autor(es): dc.contributor.authorFoltran, Elenice Parise-
Autor(es): dc.contributor.authorCardozo, Sandra Moraes da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Rita de Cássia da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-09T13:05:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-09T13:05:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-31-
identificador: dc.identifier.otherAna Cleude Costa Santana - Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972398-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação discute a implementação de uma proposta de formação continuada para professores no município de Santarém-PA, em uma escola da rede estadual de ensino, com ênfase no ensino colaborativo entre os docentes do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e os do ensino regular. O estudo se insere no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), e seu objetivo central é analisar as possibilidades de implementação de uma prática de ensino colaborativo que favoreça o trabalho conjunto entre professores do AEE e do ensino regular, visando à melhoria das práticas pedagógicas inclusivas. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e está baseada no método de pesquisa-ação colaborativa. Foram envolvidos 15 professores da escola, atuantes nas salas de aula regulares e no AEE, que participaram de atividades de formação continuada estruturadas com foco na promoção do ensino colaborativo. A partir da realização da pesquisa, foi possível identificar o fortalecimento da parceria entre os professores do AEE e do ensino regular, promovendo uma maior articulação no planejamento e execução das atividades pedagógicas, com vistas a atender de forma mais eficaz as necessidades dos alunos da EJA, especialmente aqueles do público-alvo da educação especial. Os resultados apontam que a formação continuada, realizada no próprio ambiente escolar, foi essencial para o desenvolvimento de estratégias colaborativas, capazes de proporcionar uma inclusão mais efetiva e um processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e inclusivo. Os professores relataram que o trabalho conjunto com os colegas do AEE ampliou sua compreensão das especificidades dos alunos com deficiência e facilitou a adoção de práticas pedagógicas mais adaptadas e inclusivas. O estudo também destacou os desafios enfrentados na implementação do ensino colaborativo, como a falta de tempo para planejamentos conjuntos e a necessidade de maior suporte institucional. A pesquisa conclui que o ensino colaborativo, aliado à formação continuada, pode ser uma estratégia eficaz para fortalecer a inclusão educacional na EJA, ao promover o desenvolvimento de práticas pedagógicas que atendam de forma equitativa tanto os alunos da educação especial quanto os demais. A experiência vivenciada na escola investigada sugere que a implementação do ensino colaborativo deve ser ampliada para outras instituições de ensino, com o suporte contínuo de políticas públicas que incentivem a formação conjunta e o trabalho colaborativo entre professores do AEE e do ensino regular.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,30MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino colaborativopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusão educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAEEpt_BR
Título: dc.titleO ensino colaborativo e formação continuada: fortalecendo a parceria entre professores do AEE e da educação de jovens e adultos em Santarém – PApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Ana Cleude Costa Santana - Dissertação.pdfhttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/44932,36 MBAdobe PDF/bitstream/capes/972398/2/Ana Cleude Costa Santana - Dissertação.pdfDownload

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