ESTRATÉGIAS PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGarcia, Adriana-
Autor(es): dc.contributor.authorJustus, José Fabiano Costa-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Milene Zanoni da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-09T12:42:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-09T12:42:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-24-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional - Adriana Garciapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972396-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho buscou refletir e debater a Educação Inclusiva na educação infantil, com ênfase na formação continuada de professores que trabalham com a diversidade, visando efetivar a proposta de educação para todos. Sobre o direito de todos à educação, é importante contextualizar essa discussão a partir da inclusão educacional e do papel dos educadores nesse processo enquanto direito assegurado pela Constituição Federal. Baseado nessas informações, o objetivo dessa pesquisa foi o de investigar os desafios da inclusão na escola regular através da realização de uma pesquisa qualitativa com observação direta, pesquisa documental e pesquisa de campo. Assim, esse estudo buscou compreender o nível de conhecimento das professoras do ensino infantil sobre a educação inclusiva, bem como, encontrar possíveis soluções didático-pedagógicos que pudessem auxiliar as professoras durante sua atuação. Os resultados do estudo revelaram que os educadores que atuam nas classes regulares sentem-se constantemente desafiados a melhorar suas capacidades profissionais e também a buscarem capacitação e conhecimento para tornar a sala de aula inclusiva um local livre de preconceito e com condições para que todos aprendam. Porém, conforme relatado os dados obtidos em nossa pesquisa, nem sempre as docentes tem acesso a uma formação apropriada para atuar no contexto da educação inclusiva. Além disso, como parte integrante da pesquisa, foi elaborado um caderno educacional, no formato e-book, com sugestões de atividades pedagógicas, visando proporcionar um auxílio educacional no processo de inclusão dentro das salas de aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7,81MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectInclusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação infantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectformação continuadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectdiversidadept_BR
Título: dc.titleESTRATÉGIAS PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Produto educacional - Adriana Garcia.pdfhttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/44358 MBAdobe PDF/bitstream/capes/972396/2/Produto educacional - Adriana Garcia.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons