Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Garcia, Adriana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Justus, José Fabiano Costa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Milene Zanoni da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-09T12:42:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-09T12:42:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional - Adriana Garcia | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972396 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho buscou refletir e debater a Educação Inclusiva na educação infantil, com ênfase na formação continuada de professores que trabalham com a diversidade, visando efetivar a proposta de educação para todos. Sobre o direito de todos à educação, é importante contextualizar essa discussão a partir da inclusão educacional e do papel dos educadores nesse processo enquanto direito assegurado pela Constituição Federal. Baseado nessas informações, o objetivo dessa pesquisa foi o de investigar os desafios da inclusão na escola regular através da realização de uma pesquisa qualitativa com observação direta, pesquisa documental e pesquisa de campo. Assim, esse estudo buscou compreender o nível de conhecimento das professoras do ensino infantil sobre a educação inclusiva, bem como, encontrar possíveis soluções didático-pedagógicos que pudessem auxiliar as professoras durante sua atuação. Os resultados do estudo revelaram que os educadores que atuam nas classes regulares sentem-se constantemente desafiados a melhorar suas capacidades profissionais e também a buscarem capacitação e conhecimento para tornar a sala de aula inclusiva um local livre de preconceito e com condições para que todos aprendam. Porém, conforme relatado os dados obtidos em nossa pesquisa, nem sempre as docentes tem acesso a uma formação apropriada para atuar no contexto da educação inclusiva. Além disso, como parte integrante da pesquisa, foi elaborado um caderno educacional, no formato e-book, com sugestões de atividades pedagógicas, visando proporcionar um auxílio educacional no processo de inclusão dentro das salas de aula. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7,81MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação infantil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | formação continuada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | diversidade | pt_BR |
Título: dc.title | ESTRATÉGIAS PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto educacional - Adriana Garcia.pdf | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4435 | 8 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972396/2/Produto educacional - Adriana Garcia.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons