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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | MARTINS, MATEUS LOMBA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | NETO, JOÃO COELHO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-09T12:34:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-09T12:34:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-09 | - |
| identificador: dc.identifier.other | MINI GÊNIOS – NO UNIVERSO DA MATEMÁTICA: JOGO ELETRÔNICO EDUCACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE COGNIÇÃO NUMÉRICA | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972395 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A utilização de ferramentas tecnológicas na educação, tais como computadores, TVs, tablets, celulares, aplicativos e jogos, é pauta atual. O próprio Governo Federal, por meio da Política Nacional de Educação Digital – PNED, regulamentada pela Lei nº 14.533/2023 (Brasil, 2023), tem buscado a maior inserção das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nos ambientes escolares e nos processos de ensino. Exemplo deste uso são os jogos eletrônicos educacionais1 . Novak (2017, p.75) afirma que “jogos educativos são aqueles criados para ensinar enquanto distraem”. Além disso, Novak também afirma que “os jogadores podem ser motivados a jogar para adquirir conhecimentos sobre conceitos, processos e estratégias específios [...]” (Novak, 2017, p. 44). O objetivo deste trabalho é desenvolver um Jogo Eletrônico Educacional, que auxilie no processo de desenvolvimento da Cognição Numérica. Silva afirma que [...] A Cognição Numérica pode ser estimulada de diferentes formas pedagógicas e envolvendo as várias modalidades sensoriais com o objetivo de ampliar as oportunidades para o desenvolvimento da numerosidade intrínseca e de outras habilidades quantitativas, as quais serão necessárias posteriormente para a aprendizagem de conceitos e cálculos ao longo da vida do indivíduo, durante a sua exposição a experiência social e cultural (Silva, 2019, p.21). A utilização de diferentes ferramentas, portanto, garante que o desenvolvimento da Cognição Numérica seja mais proveitoso. Nesse sentido, a utilização de ferramentas lúdicas, tais como Jogos Eletrônicos Educacionais, é viável. Pautado nessas afirmações e fatos, este trabalho visou desenvolver um jogo eletrônico educacional para auxiliar o desenvolvimento da Cognição Numérica para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, porém, não limitando-se apenas a essa fase de aprendizagem. Seus processos e etapas foram baseados nos processos descritos por Novak (2017 e Coelho Neto (2014), e seguiram à luz de Coelho Neto (2014). Espera-se que este trabalho não somente auxilie professores e profissionais da educação, fornecendo uma ferramenta útil para suas aulas, mas também auxilie desenvolvedores e profissionais da área de game design, demonstrando um processo de desenvolvimento minucioso. A aplicação deste produto se deu através de uma oficina, voltada a professores da Educação Básica, principalmente dos anos iniciais do Ensino Fundamental, visando demonstrar como o jogo pode ser utilizado em sala de aula. A oficina foi realizado no período de 03 a 16 de dezembro, de forma híbidra, com encontros remotos e presenciais. Os encontros presenciais foram realizados no Campus da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, nas dependências do Programa de Pós-Graduação em Ensino – PPGEN, sob supervisão do professor Dr. João Coelho Neto. O produto pode ser encontrado para download em https://drive.google.com/file/d/1xTqbcmbi0kqbIFNbFxpGCVPA_uuzDmN/view?usp=drive_link. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3,08 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Cognição Numérica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogo Eletrônico Educacional | pt_BR |
| Título: dc.title | MINI GÊNIOS – NO UNIVERSO DA MATEMÁTICA: JOGO ELETRÔNICO EDUCACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE COGNIÇÃO NUMÉRICA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| MATEUS LOMBA MARTINS.pdf | 3.16 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972395/2/MATEUS LOMBA MARTINS.pdfDownload |
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