
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Centro Universitário Unincor | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Andrade, Patrícia Maria Sampaio | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Richartz, Terezinha | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-08T19:35:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-08T19:35:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-08 | - |
| identificador: dc.identifier.other | RESSIGNIFICANDO A MATEMÁTICA NA PRÁTICA | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972386 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Refletindo sobre a necessidade de aprimoramento no ensino do sistema de numeração decimal nos anos iniciais do Ensino Fundamental, para que os alunos desenvolvam uma compreensão significativa, o presente estudo aborda as contribuições de materiais montessorianos, em especial, o material dourado, no processo ensino-aprendizagem dessa fase escolar. Nesse sentido, objetiva-se identificar os benefícios do método Montessori, aliado à experimentação investigativa, sendo a proposta alinhada às diretrizes da BNCC. Dessa forma, pretende-se compreender, ainda, a partir deste estudo, os desafios enfrentados pelos docentes no ensino da matemática e a eficácia do uso do material montessoriano, com a intenção de se conhecer como e por que esses aspectos ocorrem.. Por fim, ao explorar o material dourado como ferramenta pedagógica, pretende-se que os alunos não apenas executem operações matemáticas, mas compreendam os princípios subjacentes ao valor posicional e às propriedades do sistema decimal, visto que, tal recurso pedagógico se destaca por sua concretude, que possibilita a visualização e manipulação das quantidades. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1.615Kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Material dourado. | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Sistema de numeração decimal. | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | método Montessori | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Anos iniciais | pt_BR |
| Título: dc.title | RESSIGNIFICANDO A MATEMÁTICA NA PRÁTICA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | jogo | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Conclusão de Curso | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Jogos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| RESSIGNIFICANDO A MATEMÁTICA NA PRÁTICA.pdf | 1.61 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972386/2/RESSIGNIFICANDO A MATEMÁTICA NA PRÁTICA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons