Experiência e práxis no PIBID: uma proposta de formação inicial docente a partir de jogos digitais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesppt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCavalcanti, Silvia Diener-
Autor(es): dc.contributor.authorSchlünzen Junior, Klaus-
Autor(es): dc.contributor.authorMalheiro, Cicera Aparecida Lima-
Autor(es): dc.contributor.authorSantana, Jane Aparecida de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-08T13:27:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-08T13:27:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-19-
identificador: dc.identifier.othercavalcanti_sd_me_prud.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972379-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo versa sobre a formação inicial de futuros professores, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), licenciandos em Geografia na perspectiva da educação inclusiva, das tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC) e dos jogos digitais educativos como ferramentas educacionais. A pesquisa é qualitativa e inclui uma revisão de literatura abrangente sobre a formação inicial de professores de Geografia, educação inclusiva, o PIBID, formação de professores e currículo, o PIBID e o estágio supervisionado, além de TDIC e jogos educacionais. O percurso metodológico adotado envolveu três estudos exploratórios, sendo dois bibliográficos e um documental, sobre os currículos do curso de licenciatura em Geografia de nove universidades públicas federais e um instituto federal, este último sendo a instituição de ensino superior dos licenciandos envolvidos no estudo. A coleta e análise de dados foram realizadas a partir de questionários e relatos de experiências dos participantes, visando aprimorar as práticas docentes para a inclusão. O objetivo principal deste estudo foi apresentar contribuições para a formação inicial de futuros professores em educação inclusiva. Os principais achados revelam uma lacuna significativa na efetiva implementação da educação inclusiva nos cursos de Licenciatura em Geografia e reforçam a importância de programas de iniciação à docência, como o PIBID, para o aprimoramento e valorização da prática pedagógica voltada para a inclusão escolar, bem como a compreensão das TDIC e do jogo digital como potenciais recursos pedagógicos. Este estudo propõe a continuidade do debate sobre essa temática e sugere, como contribuição tangível, o design de conceito de um jogo digital de Geografia, a ser utilizado por graduandos durante sua participação no PIBID e executado por estudantes com dificuldade moderada na linguagem escrita. Por fim, a pesquisa propõe uma reavaliação dos currículos dos cursos de licenciatura com relação ao tema da inclusão, a fim de que as instituições de ensino superior possam não apenas formar excelentes pesquisadores no campo da Ciência Geográfica, mas também professores qualificados para lidar com os diversos desafios relacionados à inclusão escolar impostos pelo exercício do magistério.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.6 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusão (Educação)pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação inicial de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPIBIDpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogos digitaispt_BR
Título: dc.titleExperiência e práxis no PIBID: uma proposta de formação inicial docente a partir de jogos digitaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
cavalcanti_sd_me_prud.pdfhttps://hdl.handle.net/11449/2572713,69 MBAdobe PDF/bitstream/capes/972379/1/cavalcanti_sd_me_prud.pdfDownload