
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva., Lêda Lima da, | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Liberti., Kátia Simone Kietzer, | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-08T22:37:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-08T22:37:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-10 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Curso Teórico-Prático de Fluidoterapia em Urgência e Emergência Pediátrica | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972368 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Produto produzido no PPGESA-UEPA, direcionado a estudantes de Medicina, com o objetivo de promover o ensino sistematizado da fluidoterapia em pediatria, abordando o diagnóstico, a classificação, o tratamento, a prescrição e o manejo de quadros concomitantes aos quadros de diarreia, desidratação e choque. O curso disponibiliza previamente aos participantes um Guia Didático (Guia Didático – Curso de Fluidoterapia em Urgência e Emergência Pediátrica), o qual contém a trilha de aprendizagem e casos clínicos ilustrativos, com a finalidade de facilitar a compreensão e a aplicação dos conteúdos por parte dos graduandos. Além da abordagem teórica, a capacitação inclui a discussão e resolução de casos clínicos baseados em situações reais de crianças com quadros leves, moderados e graves de diarreia, desidratação e choque. Complementarmente, os alunos participam de um treinamento prático utilizando simuladores de acesso venoso intraósseo pediátrico, desenvolvido e validados para uso enriquecendo a formação do graduando. Pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Ensino em Saúde na Amazônia, da Universidade do Estado do Pará (PPGESA-UEPA). Autora da Pesquisa (Doutoranda- PPGESA/UEPA): Lêda Lima da Silva. Orientadora da Pesquisa: Profa. Dra. Kátia Simone Kietzer. Pesquisadoras Colaboradoras: Andreza Holanda de Oliveira Pinheiro, Renata de Barros Braga e Márcia de Fátima Maciel de Oliveira. Monitores do Curso: Ana Luise de Aguiar Alves, Ana Sofia Moraes de Aviz, Carlos Eduardo Oliveira da Silva, Khaelson Andrey Barroso Moura, Leonardo Ramalho Mendonça Alves, Maria Esthefany Albuquerque de Araújo, Raquel Rezende Barroso Calíope das Mercês e Sarah Jennyfer Lima Lopes. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 19,2 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Medicina de Emergência Pediátrica, | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Fluidoterapia, | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Hidratação, | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Choque. | pt_BR |
| Título: dc.title | Curso Teórico-Prático de Fluidoterapia em Urgência e Emergência Pediátrica. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Curso Teórico-Prático de Fluidoterapia em Urgência e Emergência Pediátrica. | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Programa de Pós-graduação em Ensino em Saúde na Amazônia, Universidade do Estado do Pará (PPGESA-UEPA), produto desenvolvido como parte da Tese de Doutorado de Lêda Lima da Silva, na Área de Ensino da CAPES. | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Imagens | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| EDUCAPES- 1ª e 2ª Edições do Curso de Fluidoterapia em Urgência e Emergência Pediátrica .pdf | Registro Fotográfico- 1ª e 2ª Edições do Curso Teórico-Prático de Fluidoterapia em Urgência e Emergência Pediátrica | 18,75 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972368/5/EDUCAPES- 1ª e 2ª Edições do Curso de Fluidoterapia em Urgência e Emergência Pediátrica .pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons