Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Abrante Gomides Furtado, Adriene | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lindomar De Oliveira, Beatriz | - |
Autor(es): dc.contributor.author | De Almeida Barbosa, Cristiane | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Moreira Dos Santos, Edna | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Paes De Morais, Fábio Junior | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Fernandes Amaral, Jéssica Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Martins De Almeida Costa, Leuzeny | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira De Lima, Lucélia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Americo Dos Santos, Luciana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Goçalves Martins, Marineusa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Meira Chaves Fernandes, Rosanilda | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro De Oliveira, Sejane | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bonifácio Silva, Tatiane | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Braga, Wilson Francisco | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Castro Da Silva, Valdeci | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Da Costa Vieira Dias, Weder Rogério | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-08T20:16:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-08T20:16:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/918 | - |
identificador: dc.identifier.other | FUNDEB: Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972365 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este artigo científico investiga a relação entre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e a redução das desigualdades sociais nas escolas brasileiras. Com foco nas disparidades entre alunos que residem em áreas pobres e aqueles localizados em regiões metropolitanas, além de considerar a valorização dos professores que trabalham nessas localidades, a pesquisa destaca os desafios e as soluções para melhorar a qualidade da educação. O FUNDEB é uma política pública fundamental para promover a equidade no sistema educacional brasileiro, no entanto, enfrenta uma série de obstáculos que impedem seu pleno potencial de transformação. A complexidade dos contextos sociais e econômicos nas diferentes regiões do Brasil demanda estratégias específicas para o enfrentamento das defasagens educacionais e para o suporte eficaz aos educadores. O estudo cita autores renomados na área educacional, como Paulo Freire e Maria Teresa Eglér Mantoan, para fundamentar suas análises e propõe soluções viáveis para maximizar os benefícios do FUNDEB, garantindo uma educação mais justa e inclusiva. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 806 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | FUNDEB | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ESCOLAS BRASILEIRAS | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | DESIGUALDADES SOCIAIS | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | EDUCAÇÃO INCLUSIVA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PROFESSORES | pt_BR |
Título: dc.title | A relação entre o FUNDEB e a relação das desigualdades sociais | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons