A relação entre o FUNDEB e a relação das desigualdades sociais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAbrante Gomides Furtado, Adriene-
Autor(es): dc.contributor.authorLindomar De Oliveira, Beatriz-
Autor(es): dc.contributor.authorDe Almeida Barbosa, Cristiane-
Autor(es): dc.contributor.authorMoreira Dos Santos, Edna-
Autor(es): dc.contributor.authorPaes De Morais, Fábio Junior-
Autor(es): dc.contributor.authorFernandes Amaral, Jéssica Cristina-
Autor(es): dc.contributor.authorMartins De Almeida Costa, Leuzeny-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira De Lima, Lucélia-
Autor(es): dc.contributor.authorAmerico Dos Santos, Luciana-
Autor(es): dc.contributor.authorGoçalves Martins, Marineusa-
Autor(es): dc.contributor.authorMeira Chaves Fernandes, Rosanilda-
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro De Oliveira, Sejane-
Autor(es): dc.contributor.authorBonifácio Silva, Tatiane-
Autor(es): dc.contributor.authorBraga, Wilson Francisco-
Autor(es): dc.contributor.authorCastro Da Silva, Valdeci-
Autor(es): dc.contributor.authorDa Costa Vieira Dias, Weder Rogério-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-08T20:16:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-08T20:16:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/918-
identificador: dc.identifier.otherFUNDEB: Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972365-
Resumo: dc.description.abstractEste artigo científico investiga a relação entre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e a redução das desigualdades sociais nas escolas brasileiras. Com foco nas disparidades entre alunos que residem em áreas pobres e aqueles localizados em regiões metropolitanas, além de considerar a valorização dos professores que trabalham nessas localidades, a pesquisa destaca os desafios e as soluções para melhorar a qualidade da educação. O FUNDEB é uma política pública fundamental para promover a equidade no sistema educacional brasileiro, no entanto, enfrenta uma série de obstáculos que impedem seu pleno potencial de transformação. A complexidade dos contextos sociais e econômicos nas diferentes regiões do Brasil demanda estratégias específicas para o enfrentamento das defasagens educacionais e para o suporte eficaz aos educadores. O estudo cita autores renomados na área educacional, como Paulo Freire e Maria Teresa Eglér Mantoan, para fundamentar suas análises e propõe soluções viáveis para maximizar os benefícios do FUNDEB, garantindo uma educação mais justa e inclusiva.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent806 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFUNDEBpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectESCOLAS BRASILEIRASpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDESIGUALDADES SOCIAISpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEDUCAÇÃO INCLUSIVApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPROFESSORESpt_BR
Título: dc.titleA relação entre o FUNDEB e a relação das desigualdades sociaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons