ATIVIDADE INVESTIGATIVA STEAM SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, ANGELITA NÓBREGA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-07T19:50:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-07T19:50:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-
identificador: dc.identifier.otherATIVIDADE INVESTIGATIVA STEAM SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOSpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972348-
Resumo: dc.description.abstractO produto foi desenvolvido no contexto dos anos iniciais numa escola pública do município de Boa Vista, Roraima com estudantes do 4º ano. Ademais, a relação da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica e opção pela perspectiva STEAM, fez-se pela necessidade de um ensino em que os conhecimentos da ciência, tecnologia, engenharia, matemática e artes possam, de forma interdisciplinar, contribuir para que as crianças ampliem não somente sua capacidade de compreensão conceitual, mas desenvolvam as habilidades e atitudes científicas, necessárias para que, como cidadãos, possam compreender a Ciência, buscar a solução de problemas a partir dela e participar ativamente de suas discussões. O produto apresenta uma sequência didática organizada com base no processo cognitivo da aquisição conceitual de Ausubel e os princípios para uma aprendizagem significativa crítica de Moreira e pode possibilitar indícios de: (1) Interação social, quanto a participação nas atividades colaborativas com a mediação da pesquisadora afim de ampliarem a capacidade de participar, cooperar, realizar acordos em grupos, entre outros aspectos. Viu-se aspectos melhoráveis no desempenho para a realização das atividades, mobilização e ajuda dos colegas com menor desempenho; (2) Maior relação dialógica e horizontal, principalmente pela não utilização do livro didático e do quadro, pois as atividades problemas exigiam uma mobilização cognitiva dos estudantes, levando-os a reflexão constante a respeito dos temas do estudo e o desenvolvimento da capacidade de levantar problemas, analisá-los e apresentar soluções; (3) Indícios de aprendizagem significativa, pois os estudantes apresentaram ao longo do estudo e ao final dele novos significados a respeito do campo conceitual relacionado aos resíduos sólidos; (4) O uso do questionamento, despertou os estudantes para pensarem sobre aspectos do cotidiano em uma perspectiva científica a respeito dos resíduos sólidos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,58MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAPRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA, STEAM, SEQUÊNCIA DIÁTICA, RESÍDUOS SÓLIDOSpt_BR
Título: dc.titleATIVIDADE INVESTIGATIVA STEAM SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineACOMPANHAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICApt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais