Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, ANGELITA NÓBREGA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-07T19:50:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-07T19:50:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | ATIVIDADE INVESTIGATIVA STEAM SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972348 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto foi desenvolvido no contexto dos anos iniciais numa escola pública do município de Boa Vista, Roraima com estudantes do 4º ano. Ademais, a relação da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica e opção pela perspectiva STEAM, fez-se pela necessidade de um ensino em que os conhecimentos da ciência, tecnologia, engenharia, matemática e artes possam, de forma interdisciplinar, contribuir para que as crianças ampliem não somente sua capacidade de compreensão conceitual, mas desenvolvam as habilidades e atitudes científicas, necessárias para que, como cidadãos, possam compreender a Ciência, buscar a solução de problemas a partir dela e participar ativamente de suas discussões. O produto apresenta uma sequência didática organizada com base no processo cognitivo da aquisição conceitual de Ausubel e os princípios para uma aprendizagem significativa crítica de Moreira e pode possibilitar indícios de: (1) Interação social, quanto a participação nas atividades colaborativas com a mediação da pesquisadora afim de ampliarem a capacidade de participar, cooperar, realizar acordos em grupos, entre outros aspectos. Viu-se aspectos melhoráveis no desempenho para a realização das atividades, mobilização e ajuda dos colegas com menor desempenho; (2) Maior relação dialógica e horizontal, principalmente pela não utilização do livro didático e do quadro, pois as atividades problemas exigiam uma mobilização cognitiva dos estudantes, levando-os a reflexão constante a respeito dos temas do estudo e o desenvolvimento da capacidade de levantar problemas, analisá-los e apresentar soluções; (3) Indícios de aprendizagem significativa, pois os estudantes apresentaram ao longo do estudo e ao final dele novos significados a respeito do campo conceitual relacionado aos resíduos sólidos; (4) O uso do questionamento, despertou os estudantes para pensarem sobre aspectos do cotidiano em uma perspectiva científica a respeito dos resíduos sólidos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5,58MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA, STEAM, SEQUÊNCIA DIÁTICA, RESÍDUOS SÓLIDOS | pt_BR |
Título: dc.title | ATIVIDADE INVESTIGATIVA STEAM SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | ACOMPANHAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: