Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Felipe de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-07T14:23:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-07T14:23:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | UMA PROPOSTA DE A V ALIAÇÃO EM MATEMÁTICA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972343 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A avaliação escolar, por vezes reduzida a uma simples mensuração de acertos, tem sido repensada por diferentes educadores e pesquisadores. A presente proposta educacional tem como base a dissertação de mestrado profissional de Felipe de Oliveira Lima intitulada “técnicas e diretrizes da avaliação em matemática: uma proposta para os anos finais do ensino fundamental”, cujo objetivo foi desenvolver um modelo avaliativo que integre habilidades cognitivas e socioemocionais, valorizando o progresso individual e promovendo uma avaliação humanizada, justa e eficiente. A abordagem fundamenta-se na hermenêutica fenomenológica de Martin Heidegger, que concebe o erro como parte inseparável do processo de compreensão do mundo. Ao invés de enxergar o erro como falha, esta proposta o compreende como sintoma de pensamento, de tentativa, de engajamento. Assim, o erro torna-se não um obstáculo, mas uma oportunidade de escuta, análise e aprofundamento no ensino da Matemática. A avaliação em Matemática tradicionalmente focada em notas e classificações tem desmotivado alunos e comprometido o aprendizado. Este produto educacional tem por finalidade apresentar, de forma simplificada e aplicável, a metodologia desenvolvida na dissertação, fornecendo ao professor orientações claras para sua aplicação em sala de aula, além de propor um modelo avaliativo inovador, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que integra habilidades cognitivas e socioemocionais, valoriza o progresso individual e utiliza ferramentas tecnológicas para simplificar o processo. Destinado a professores de Matemática do Ensino Fundamental II, o material pode ser adaptado para diferentes níveis e conteúdos. Busca-se, com isso, ampliar a concepção de avaliação, promovendo uma cultura pedagógica mais dialógica, interpretativa e significativa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 889 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Anos finais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
Título: dc.title | UMA PROPOSTA DE A V ALIAÇÃO EM MATEMÁTICA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFMAT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons