UMA PROPOSTA DE A V ALIAÇÃO EM MATEMÁTICA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Felipe de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-07T14:23:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-07T14:23:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-
identificador: dc.identifier.otherUMA PROPOSTA DE A V ALIAÇÃO EM MATEMÁTICA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972343-
Resumo: dc.description.abstractA avaliação escolar, por vezes reduzida a uma simples mensuração de acertos, tem sido repensada por diferentes educadores e pesquisadores. A presente proposta educacional tem como base a dissertação de mestrado profissional de Felipe de Oliveira Lima intitulada “técnicas e diretrizes da avaliação em matemática: uma proposta para os anos finais do ensino fundamental”, cujo objetivo foi desenvolver um modelo avaliativo que integre habilidades cognitivas e socioemocionais, valorizando o progresso individual e promovendo uma avaliação humanizada, justa e eficiente. A abordagem fundamenta-se na hermenêutica fenomenológica de Martin Heidegger, que concebe o erro como parte inseparável do processo de compreensão do mundo. Ao invés de enxergar o erro como falha, esta proposta o compreende como sintoma de pensamento, de tentativa, de engajamento. Assim, o erro torna-se não um obstáculo, mas uma oportunidade de escuta, análise e aprofundamento no ensino da Matemática. A avaliação em Matemática tradicionalmente focada em notas e classificações tem desmotivado alunos e comprometido o aprendizado. Este produto educacional tem por finalidade apresentar, de forma simplificada e aplicável, a metodologia desenvolvida na dissertação, fornecendo ao professor orientações claras para sua aplicação em sala de aula, além de propor um modelo avaliativo inovador, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que integra habilidades cognitivas e socioemocionais, valoriza o progresso individual e utiliza ferramentas tecnológicas para simplificar o processo. Destinado a professores de Matemática do Ensino Fundamental II, o material pode ser adaptado para diferentes níveis e conteúdos. Busca-se, com isso, ampliar a concepção de avaliação, promovendo uma cultura pedagógica mais dialógica, interpretativa e significativa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent889 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnos finaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
Título: dc.titleUMA PROPOSTA DE A V ALIAÇÃO EM MATEMÁTICA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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