A atuação da coordenação escolar no processo de indução profissional de docentes iniciantes na rede pública estadual de ensino do Ceará

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBraga, Daniel Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-07T19:49:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-07T19:49:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/707-
identificador: dc.identifier.otherA atuação da coordenação escolar no processo de indução profissional de docentes iniciantes na rede pública estadual de ensino do Cearápt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972329-
Resumo: dc.description.abstractConsiderando o papel fundamental que o coordenador pedagógico possui para o desenvolvimento de boas práticas pedagógicas no ambiente escolar, atuando como agente educacional com funções de articulador, formador e transformador, esta pesquisa investigou a atuação da coordenação escolar no processo de indução profissional de docentes iniciantes na rede pública estadual de ensino do Ceará. O objetivo geral deste estudo consistiu em compreender as possibilidades e os desafios na atuação da coordenação escolar no processo de indução profissional de docentes iniciantes na rede pública estadual de ensino do Ceará. Adotou-se para esta pesquisa a abordagem qualitativa dos dados, metodologicamente caracterizada como um estudo de caso. Os dados foram obtidos através da combinação das seguintes estratégias de aproximação com a realidade: levantamento bibliográfico, aplicação de questionário online com questões abertas e fechadas, realização de entrevista semiestruturada junto aos sete coordenadores escolares participantes desta pesquisa, e, ainda, análise em documentos institucionais oriundos da Secretaria da Educação do Estado do Ceará e de cada uma das três escolas-campo integrantes deste estudo. Os dados obtidos demonstraram que os coordenadores escolares participantes reconhecem o quão importante é o momento de entrada na carreira do magistério para o docente iniciante. Entretanto, não possuem práticas sistematizadas e institucionalizadas no que se refere ao processo de indução profissional de docentes iniciantes nas escolas-campo, ficando assim sob a responsabilidade de cada coordenador escolar a condução, à sua maneira, desse processo, o qual acontece de forma diversificada, pontual, aleatória ou, às vezes, nem acontece. Considerando essas vulnerabilidades e carências, esta pesquisa apresenta um produto educacional sob o título “Cartilha de princípios pedagógicos: estratégias para o processo de indução profissional do docente iniciante”, constituído por um conjunto de ações pedagógicas desenvolvidas pela coordenação pedagógica junto ao docente iniciante, expressando o compromisso em potencializar experiências acolhedoras, democráticas, colaborativas, formativas, críticas e reflexivas entre esses agentes educacionais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent92,9 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeAdobe PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCoordenação escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDocente iniciantept_BR
Palavras-chave: dc.subjectIndução profissional docentept_BR
Título: dc.titleA atuação da coordenação escolar no processo de indução profissional de docentes iniciantes na rede pública estadual de ensino do Cearápt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma Associado de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente (PPGEF)pt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons