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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Braga, Daniel Martins | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-07T19:49:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-07T19:49:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/707 | - |
| identificador: dc.identifier.other | A atuação da coordenação escolar no processo de indução profissional de docentes iniciantes na rede pública estadual de ensino do Ceará | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972329 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Considerando o papel fundamental que o coordenador pedagógico possui para o desenvolvimento de boas práticas pedagógicas no ambiente escolar, atuando como agente educacional com funções de articulador, formador e transformador, esta pesquisa investigou a atuação da coordenação escolar no processo de indução profissional de docentes iniciantes na rede pública estadual de ensino do Ceará. O objetivo geral deste estudo consistiu em compreender as possibilidades e os desafios na atuação da coordenação escolar no processo de indução profissional de docentes iniciantes na rede pública estadual de ensino do Ceará. Adotou-se para esta pesquisa a abordagem qualitativa dos dados, metodologicamente caracterizada como um estudo de caso. Os dados foram obtidos através da combinação das seguintes estratégias de aproximação com a realidade: levantamento bibliográfico, aplicação de questionário online com questões abertas e fechadas, realização de entrevista semiestruturada junto aos sete coordenadores escolares participantes desta pesquisa, e, ainda, análise em documentos institucionais oriundos da Secretaria da Educação do Estado do Ceará e de cada uma das três escolas-campo integrantes deste estudo. Os dados obtidos demonstraram que os coordenadores escolares participantes reconhecem o quão importante é o momento de entrada na carreira do magistério para o docente iniciante. Entretanto, não possuem práticas sistematizadas e institucionalizadas no que se refere ao processo de indução profissional de docentes iniciantes nas escolas-campo, ficando assim sob a responsabilidade de cada coordenador escolar a condução, à sua maneira, desse processo, o qual acontece de forma diversificada, pontual, aleatória ou, às vezes, nem acontece. Considerando essas vulnerabilidades e carências, esta pesquisa apresenta um produto educacional sob o título “Cartilha de princípios pedagógicos: estratégias para o processo de indução profissional do docente iniciante”, constituído por um conjunto de ações pedagógicas desenvolvidas pela coordenação pedagógica junto ao docente iniciante, expressando o compromisso em potencializar experiências acolhedoras, democráticas, colaborativas, formativas, críticas e reflexivas entre esses agentes educacionais. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 92,9 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Adobe PDF | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Coordenação escolar | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Docente iniciante | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Indução profissional docente | pt_BR |
| Título: dc.title | A atuação da coordenação escolar no processo de indução profissional de docentes iniciantes na rede pública estadual de ensino do Ceará | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa Associado de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente (PPGEF) | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
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