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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Massena Fortuna Bravo, Igor | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Pereira Lima, Francisco Erenilson | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Gomes, Jardeilson | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira Alves, Josineide | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | de Souza, Francisca Vilani | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-05T11:06:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-05T11:06:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-05 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/908 | - |
| identificador: dc.identifier.other | CAUSAS DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972285 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O respectivo trabalho abordou o tema Transtorno de Aprendizagem, tendo como foco central três pilares de pesquisa a origem neurológica, conhecimento prévio dos professores e o diagnóstico precoce, com isso o objetivo era demostrar que o assunto é complexo e necessita de uma discussão ampla. Por ser um tema heterogêneo a descoberta precoce pode facilitar o tratamento, que pode ser custoso ou demorado dependendo da rede de apoio, isto esta ligado ao grande número de profissionais que podem estar conectados. O diagnóstico deve ser preconizado na primeira infância visto que com o mesmo pode-se diminuir problemas sociais e pedagógicos, mesmo que demore a sair o diagnóstico a criança que demostre algum transtorno ou dificuldade de aprendizagem deve ter seu tratamento iniciado prontamente após a primeira constatação. Para balizar o estudo foram utilizadas publicações que abordam o tema Transtorno de Aprendizagem, sua origem (genética, embrionária, social) e conhecimento prévio dos docentes, que demostraram que as informações obtidas pela pesquisa estão dentro de um contexto amplo, mas interligados. Para abordar o conhecimento dos professores foi realizada uma pesquisa através do Google formulário, o mesmo foi aplicado nas cidades de Nova Friburgo – RJ, Trajano de Moraes – RJ, Centro Novo do Maranhão –MA, Centro do Guilherme – MA, Santa Inês – MA, Zé Doca – MA, participaram 22 docentes. Foi possível concluir que os profissionais possuíam conhecimento da lei, já trabalharam ou trabalham com alunos com TEAp e que infelizmente a grande maioria não possuía a informação decorrente da graduação e não conheciam o tema abordado, com isso fica bem explicito a necessidade da atuação dos órgãos competentes para disponibilizar uma formação continuada abrangendo o tema, pois o mesmo é um direito do profissional e dos alunos em questão. Através da pesquisa foi possível observar que os profissionais possuíam alguma dificuldade em diferenciar transtorno de aprendizagem e dificuldade de aprendizagem, não importando a categoria da instituição de ensino e o grau de informação adquirida. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 894 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do Aprendizado | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Diagnóstico Precoce | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Neuroanatomia | pt_BR |
| Título: dc.title | Transtornos de Aprendizagem | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
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