Transtornos de Aprendizagem

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMassena Fortuna Bravo, Igor-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira Lima, Francisco Erenilson-
Autor(es): dc.contributor.authorGomes, Jardeilson-
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira Alves, Josineide-
Autor(es): dc.contributor.authorde Souza, Francisca Vilani-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-05T11:06:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-05T11:06:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/908-
identificador: dc.identifier.otherCAUSAS DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEMpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972285-
Resumo: dc.description.abstractO respectivo trabalho abordou o tema Transtorno de Aprendizagem, tendo como foco central três pilares de pesquisa a origem neurológica, conhecimento prévio dos professores e o diagnóstico precoce, com isso o objetivo era demostrar que o assunto é complexo e necessita de uma discussão ampla. Por ser um tema heterogêneo a descoberta precoce pode facilitar o tratamento, que pode ser custoso ou demorado dependendo da rede de apoio, isto esta ligado ao grande número de profissionais que podem estar conectados. O diagnóstico deve ser preconizado na primeira infância visto que com o mesmo pode-se diminuir problemas sociais e pedagógicos, mesmo que demore a sair o diagnóstico a criança que demostre algum transtorno ou dificuldade de aprendizagem deve ter seu tratamento iniciado prontamente após a primeira constatação. Para balizar o estudo foram utilizadas publicações que abordam o tema Transtorno de Aprendizagem, sua origem (genética, embrionária, social) e conhecimento prévio dos docentes, que demostraram que as informações obtidas pela pesquisa estão dentro de um contexto amplo, mas interligados. Para abordar o conhecimento dos professores foi realizada uma pesquisa através do Google formulário, o mesmo foi aplicado nas cidades de Nova Friburgo – RJ, Trajano de Moraes – RJ, Centro Novo do Maranhão –MA, Centro do Guilherme – MA, Santa Inês – MA, Zé Doca – MA, participaram 22 docentes. Foi possível concluir que os profissionais possuíam conhecimento da lei, já trabalharam ou trabalham com alunos com TEAp e que infelizmente a grande maioria não possuía a informação decorrente da graduação e não conheciam o tema abordado, com isso fica bem explicito a necessidade da atuação dos órgãos competentes para disponibilizar uma formação continuada abrangendo o tema, pois o mesmo é um direito do profissional e dos alunos em questão. Através da pesquisa foi possível observar que os profissionais possuíam alguma dificuldade em diferenciar transtorno de aprendizagem e dificuldade de aprendizagem, não importando a categoria da instituição de ensino e o grau de informação adquirida.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent894 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do Aprendizadopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfessorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDiagnóstico Precocept_BR
Palavras-chave: dc.subjectNeuroanatomiapt_BR
Título: dc.titleTranstornos de Aprendizagempt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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