Proposta de Matriz de Análise das relações CTS em livros didáticos de Ciências

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Cruzeiro Do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Lúcio Evangelista-
Autor(es): dc.contributor.authorMaciel, Maria Delourdes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-04T17:46:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-04T17:46:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherProposta de Matriz de Análise das relações CTS em livros didáticos de Ciênciaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972280-
Resumo: dc.description.abstractO trabaho apresenta uma proposta de Matriz de Análise (MA) para avaliar a presença das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) em livros didáticos de Ciências, com foco especial no ensino de Botânica. A matriz propõe categorias como cotidiano, meio ambiente, ciência e tecnologia, saúde, aspectos socioculturais e sociopolítico-econômicos, permitindo ao professor identificar a contextualização dos conteúdos e planejar práticas pedagógicas mais críticas e significativas. Alinhada à BNCC e fundamentada na Educação CTS, a proposta visa não apenas facilitar a escolha de materiais didáticos mais adequados, mas também estimular a formação de alunos mais conscientes, capazes de tomar decisões fundamentadas em relação aos desafios da sociedade contemporânea.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent993.kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Título: dc.titleProposta de Matriz de Análise das relações CTS em livros didáticos de Ciênciaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQualificaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons