Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UERJ | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Da Costa Passos, André | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Mendes Vieira da Silva, Daniela | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lozano, Abel Rodolfo García | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-04T13:36:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-04T13:36:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | produtoeducacional.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972274 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Produto de dissertação na qual é apresentada a não enumerabilidade dos números transcendentes. Também é nela descrita de maneira detalhada a enumerabilidade de Z, Q e a não enumerabilidade de R, além de serem apresentadas demonstrações das irracionalidades do número π, do número e e sua transcendência, enfatizando a importância desses conceitos no aprofundamento da compreensão dos alunos sobre os números reais. Como objetivo geral da dissertação buscou-se apresentar a característica da não enumerabilidade dos números transcendentes além de melhorar o entendimento dos alunos sobre a não enumerabilidade dos números irracionais. O objetivo específico dela foi a construção de duas atividades com intuito de auxiliar professores e alunos a superarem as complexidades desses conceitos. Para tal fim, esta pesquisa adota uma metodologia qualitativa tendo como base a revisão de literatura como principal método de coleta. A justificativa é que pode haver um falso senso comum de que a cardinalidade dos números irracionais é menor do que a dos números racionais, o que pode ocorrer por conta da forma que esse conteúdo é apresentado nas aulas. Como resultado, foram desenvolvidas duas atividades, o presente produto, com o objetivo de ajudar os professores a aprimorar a compreensão dos alunos sobre este tema. A primeira atividade visa demonstrar que os números irracionais existem em maior quantidade do que os racionais, enquanto a segunda tem como propósito introduzir a ideia da não enumerabilidade do conjunto dos números transcendentes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Irracionalidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Transcendência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cardinalidade | pt_BR |
Título: dc.title | Um estudo sobre a cardinalidade dos números transcendentes | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFMAT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFMAT |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto_Educacional.pdf | 261,89 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972274/2/Produto_Educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons