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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lucinda, Claudiane Silva Costa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Galhardo, Eduardo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Del-Masso, Maria Cândida Soares | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Garcia, Daniela Nogueira de Morais | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-04T13:06:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-04T13:06:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | DISSERTAÇÃO ANA PAULA 24 OUTUBRO 2024 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972272 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A problemática desta pesquisa está inserida na análise do trabalho voltado aos estudantes elegíveis ao serviço da educação especial dentro do que propõe o Programa Educação 5.0 instituído pela rede de ensino de um município do interior paulista. É consenso que o uso de tecnologia na escola pode ter um impacto significativo na vida de estudantes com deficiência, oferecendo diversas oportunidades para facilitar o aprendizado e promover a inclusão. O objetivo deste estudo consiste em propor ações que auxiliem na inclusão deste estudante nas salas de aula regulares, no contexto do Programa de Educação 5.0. O estudo buscou, primeiramente, situá-lo no contexto histórico, evidenciando todas as lutas vivenciadas até aqui, buscando apresentar, também, a importância das políticas públicas voltadas para a inclusão da pessoa com deficiência na escola. Além disso, a pesquisa busca compreender de quais maneiras a tecnologia pode ser uma colaboradora no processo de adequação das práticas escolares para estudantes elegíveis aos Serviços da Educação Especial. Utilizou-se, como metodologia, uma abordagem qualitativa a partir da técnica análise de conteúdo. Uma das ações do Programa Educação 5.0 foi o oferecimento do curso “Educação 5.0: metodologias ativas e ensino híbrido” a todos os docentes efetivos da rede. A partir da análise dos recursos educacionais elaborados pelos professores, esta pesquisa procurou relacionar aqueles que contemplavam o estudante com deficiência. Após esta primeira análise, chegou-se ao total de 27 produtos educacionais, os quais foram analisados e separados em cinco categorias: a) área da educação; b) público-alvo; c) acessibilidade; d) deficiência ou transtorno abordado; e) recurso educacional. Por meio de um questionário, os professores autores destes recursos foram consultados, visando uma maior compreensão de como eles têm vislumbrado o estudante com deficiência e outros transtornos diante das mudanças propostas pelo Programa Educação 5.0. Na conclusão do estudo, percebemos a necessidade e importância da formação continuada dos professores buscando adequar a nova prática pedagógica, a partir do uso de metodologias ativas, às necessidades formativas de todos os estudantes, contemplando suas necessidades individuais e específicas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,03MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação 5.0 | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante com deficiência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
Título: dc.title | Programa Educação 5.0 e a inclusão dos estudantes elegíveis aos serviços da educação especial em uma rede municipal de educação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
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DISSERTAÇÃO ANA PAULA 24 OUTUBRO 2024.pdf | https://hdl.handle.net/11449/259960 | 4,13 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972272/2/DISSERTAÇÃO ANA PAULA 24 OUTUBRO 2024.pdfDownload |
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