Programa Educação 5.0 e a inclusão dos estudantes elegíveis aos serviços da educação especial em uma rede municipal de educação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesppt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLucinda, Claudiane Silva Costa-
Autor(es): dc.contributor.authorGalhardo, Eduardo-
Autor(es): dc.contributor.authorDel-Masso, Maria Cândida Soares-
Autor(es): dc.contributor.authorGarcia, Daniela Nogueira de Morais-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-04T13:06:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-04T13:06:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-28-
identificador: dc.identifier.otherDISSERTAÇÃO ANA PAULA 24 OUTUBRO 2024pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972272-
Resumo: dc.description.abstractA problemática desta pesquisa está inserida na análise do trabalho voltado aos estudantes elegíveis ao serviço da educação especial dentro do que propõe o Programa Educação 5.0 instituído pela rede de ensino de um município do interior paulista. É consenso que o uso de tecnologia na escola pode ter um impacto significativo na vida de estudantes com deficiência, oferecendo diversas oportunidades para facilitar o aprendizado e promover a inclusão. O objetivo deste estudo consiste em propor ações que auxiliem na inclusão deste estudante nas salas de aula regulares, no contexto do Programa de Educação 5.0. O estudo buscou, primeiramente, situá-lo no contexto histórico, evidenciando todas as lutas vivenciadas até aqui, buscando apresentar, também, a importância das políticas públicas voltadas para a inclusão da pessoa com deficiência na escola. Além disso, a pesquisa busca compreender de quais maneiras a tecnologia pode ser uma colaboradora no processo de adequação das práticas escolares para estudantes elegíveis aos Serviços da Educação Especial. Utilizou-se, como metodologia, uma abordagem qualitativa a partir da técnica análise de conteúdo. Uma das ações do Programa Educação 5.0 foi o oferecimento do curso “Educação 5.0: metodologias ativas e ensino híbrido” a todos os docentes efetivos da rede. A partir da análise dos recursos educacionais elaborados pelos professores, esta pesquisa procurou relacionar aqueles que contemplavam o estudante com deficiência. Após esta primeira análise, chegou-se ao total de 27 produtos educacionais, os quais foram analisados e separados em cinco categorias: a) área da educação; b) público-alvo; c) acessibilidade; d) deficiência ou transtorno abordado; e) recurso educacional. Por meio de um questionário, os professores autores destes recursos foram consultados, visando uma maior compreensão de como eles têm vislumbrado o estudante com deficiência e outros transtornos diante das mudanças propostas pelo Programa Educação 5.0. Na conclusão do estudo, percebemos a necessidade e importância da formação continuada dos professores buscando adequar a nova prática pedagógica, a partir do uso de metodologias ativas, às necessidades formativas de todos os estudantes, contemplando suas necessidades individuais e específicas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,03MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação 5.0pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstudante com deficiênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Título: dc.titlePrograma Educação 5.0 e a inclusão dos estudantes elegíveis aos serviços da educação especial em uma rede municipal de educaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons