VAMOS FALAR DE ÉTICA? JOGOS DE TABULEIRO E METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Benjamin Constantpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBASTOS, MONICA DE LIMA-
Autor(es): dc.contributor.authorBERNARDO, FÁBIO GARCIA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-04T19:53:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-04T19:53:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-04-
identificador: dc.identifier.otherVersão Final Produto Educacional Monica de Lima Bastos com ficha catalográficapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972268-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional, em formato de E-book, consiste no resultado de Pesquisa de Mestrado da primeira autora, Prof.ª M.Sc. Monica de Lima Bastos e de seu orientador, Prof. D.Sc. Fábio Garcia Bernardo, composto também de um Kit de Jogos Educativos de Tabuleiro que tem por finalidade trabalhar princípios e valores éticos com estudantes com deficiência visual dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Ao longo do texto você encontrará links que darão acesso a sites com outras publicações e guias de orientação que podem auxiliar no trabalho educacional de professores de alunos com deficiência visual, oportunizando ao leitor aprofundar sobre determinado assunto de seu interesse. O texto foi organizado com elementos característicos da acessibilidade digital, possui texto alternativo em todas as imagens e foi confeccionado na fonte Aphont, recomendada para usuários com baixa visão. Apresenta espaçamento entre linhas, linguagem simples e sumário acessível de modo que qualquer um possa navegar pelas seções sem a necessidade de navegar por todo o documento. A pesquisa foi desenvolvida e aplicada no Instituto Benjamin Constant, em uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental por meio da metodologia ativa no modelo de rotação por estações e planejada a partir de uma sequência didática. Os jogos denominados Dominó Interativo, Bingo Educativo e Corrida do Saber são recursos de baixa complexidade, desenvolvidos pelos autores, com os elementos de acessibilidade necessários aos estudantes com deficiência visual que, juntamente com a professora regente, colaboradora desta pesquisa, avaliaram de forma positiva todo o processo de desenvolvimento e aplicação. Apesar da investigação ter sido realizada, aplicada e avaliada em uma escola especializada na educação de estudantes com deficiência visual, trabalhamos na perspectiva da Educação Inclusiva, pois os jogos e as estratégias aqui apresentadas foram pensadas para respeitar a diversidade presente na sala de aula dos dias atuais. Fizemos uso da literatura infantil e da letra de uma música como forma de envolvimento e engajamento dos estudantes. Os jogos foram desenvolvidos com relevos, texturas, letras ampliadas e contrastantes e textos em braille. Possuem também QR Codes que possibilitam o acesso a um arquivo de áudio com as suas regras, os textos da literatura e da letra da música que utilizamos nas aulas. Além do roteiro detalhado da aplicação da sequência didática, questões norteadoras e orientações para as discussões em torno da temática “Ética”, disponibilizamos um passo a passo para o desenvolvimento dos jogos e os arquivos transcritos para o braille, viabilizando a outros professores/profissionais realizarem a sua impressão para uso com seus alunos. Com esse recurso didático esperamos contribuir para uma educação mais inclusiva, uma vez que o kit de jogos foi pensado e planejado para ser utilizado por todos. Já o E-book oferecerá informações para que professores e profissionais da educação possam construir seus próprios recursos, levando-se em conta as particularidades dos estudantes que irão utilizá-los. Destaca-se este Produto Educacional como um recurso aberto que esperamos ser utilizado, replicado e que sirva de inspiração para a criação de outros jogos e outras sequências didáticas. Consideramos as metodologias ativas como potencializadoras de um ambiente colaborativo, participativo e que proporciona protagonismo aos estudantes, em especial aqueles com deficiência visual. A temática “Ética”, em nosso entender, pode e deve ser trabalhada desde os primeiros anos de escolaridade não como um conteúdo teórico, em busca de conceitos e definições, mas sim de forma natural, em atividades lúdicas e criativas com a participação ativa dos estudantes, como observamos nos resultados desta pesquisa. No mais, convidamos a todos a conhecerem este Produto Educacional e desejamos uma ótima leitura. Os autorespt_BR
Tamanho: dc.format.extent1698 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogos Educacionais; Deficiência Visual; Ética; Recurso Pedagógico; Inclusãopt_BR
Título: dc.titleVAMOS FALAR DE ÉTICA? JOGOS DE TABULEIRO E METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visualpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais