
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Benjamin Constant | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | BASTOS, MONICA DE LIMA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | BERNARDO, FÁBIO GARCIA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-04T19:53:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-04T19:53:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-04 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Versão Final Produto Educacional Monica de Lima Bastos com ficha catalográfica | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972268 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional, em formato de E-book, consiste no resultado de Pesquisa de Mestrado da primeira autora, Prof.ª M.Sc. Monica de Lima Bastos e de seu orientador, Prof. D.Sc. Fábio Garcia Bernardo, composto também de um Kit de Jogos Educativos de Tabuleiro que tem por finalidade trabalhar princípios e valores éticos com estudantes com deficiência visual dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Ao longo do texto você encontrará links que darão acesso a sites com outras publicações e guias de orientação que podem auxiliar no trabalho educacional de professores de alunos com deficiência visual, oportunizando ao leitor aprofundar sobre determinado assunto de seu interesse. O texto foi organizado com elementos característicos da acessibilidade digital, possui texto alternativo em todas as imagens e foi confeccionado na fonte Aphont, recomendada para usuários com baixa visão. Apresenta espaçamento entre linhas, linguagem simples e sumário acessível de modo que qualquer um possa navegar pelas seções sem a necessidade de navegar por todo o documento. A pesquisa foi desenvolvida e aplicada no Instituto Benjamin Constant, em uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental por meio da metodologia ativa no modelo de rotação por estações e planejada a partir de uma sequência didática. Os jogos denominados Dominó Interativo, Bingo Educativo e Corrida do Saber são recursos de baixa complexidade, desenvolvidos pelos autores, com os elementos de acessibilidade necessários aos estudantes com deficiência visual que, juntamente com a professora regente, colaboradora desta pesquisa, avaliaram de forma positiva todo o processo de desenvolvimento e aplicação. Apesar da investigação ter sido realizada, aplicada e avaliada em uma escola especializada na educação de estudantes com deficiência visual, trabalhamos na perspectiva da Educação Inclusiva, pois os jogos e as estratégias aqui apresentadas foram pensadas para respeitar a diversidade presente na sala de aula dos dias atuais. Fizemos uso da literatura infantil e da letra de uma música como forma de envolvimento e engajamento dos estudantes. Os jogos foram desenvolvidos com relevos, texturas, letras ampliadas e contrastantes e textos em braille. Possuem também QR Codes que possibilitam o acesso a um arquivo de áudio com as suas regras, os textos da literatura e da letra da música que utilizamos nas aulas. Além do roteiro detalhado da aplicação da sequência didática, questões norteadoras e orientações para as discussões em torno da temática “Ética”, disponibilizamos um passo a passo para o desenvolvimento dos jogos e os arquivos transcritos para o braille, viabilizando a outros professores/profissionais realizarem a sua impressão para uso com seus alunos. Com esse recurso didático esperamos contribuir para uma educação mais inclusiva, uma vez que o kit de jogos foi pensado e planejado para ser utilizado por todos. Já o E-book oferecerá informações para que professores e profissionais da educação possam construir seus próprios recursos, levando-se em conta as particularidades dos estudantes que irão utilizá-los. Destaca-se este Produto Educacional como um recurso aberto que esperamos ser utilizado, replicado e que sirva de inspiração para a criação de outros jogos e outras sequências didáticas. Consideramos as metodologias ativas como potencializadoras de um ambiente colaborativo, participativo e que proporciona protagonismo aos estudantes, em especial aqueles com deficiência visual. A temática “Ética”, em nosso entender, pode e deve ser trabalhada desde os primeiros anos de escolaridade não como um conteúdo teórico, em busca de conceitos e definições, mas sim de forma natural, em atividades lúdicas e criativas com a participação ativa dos estudantes, como observamos nos resultados desta pesquisa. No mais, convidamos a todos a conhecerem este Produto Educacional e desejamos uma ótima leitura. Os autores | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1698 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos Educacionais; Deficiência Visual; Ética; Recurso Pedagógico; Inclusão | pt_BR |
| Título: dc.title | VAMOS FALAR DE ÉTICA? JOGOS DE TABULEIRO E METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: