Contextualização de Tópicos de Física e Astronomia no Ensino Médio: uma proposta de Educação Humanista baseada na Educação CTS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Cruzeiro Do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBrito, Jorge Felipe Fires-
Autor(es): dc.contributor.authorAraújo, Mauro Sérgio Teixeira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-04T17:41:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-04T17:41:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherContextualização de Tópicos de Físicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972263-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional propõe uma sequência didática para o ensino de Física e Astronomia no 1º ano do Ensino Médio, fundamentada na abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) com foco na formação humanista e no protagonismo estudantil. A proposta inclui atividades como questionários, debates, seminários, análise de filmes e vídeos, além de entrevistas, com o objetivo de contextualizar os conteúdos científicos e promover reflexões éticas, sociais e ambientais. O material busca superar o ensino tradicional, centrado na memorização, e valorizar a argumentação, a criticidade e a interdisciplinaridade, alinhando-se às diretrizes da BNCC e estimulando o desenvolvimento de uma visão mais consciente e transformadora da realidade por parte dos estudantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.286kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Título: dc.titleContextualização de Tópicos de Física e Astronomia no Ensino Médio: uma proposta de Educação Humanista baseada na Educação CTSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQualificaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons