Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Gabriela de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bataliotti, Soellyn Elene | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Fonseca, Kátia de Abreu | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-04T13:56:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-04T13:56:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | ribeiro_go_me_prud | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972259 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Educação de Surdos é tema que ganha cada vez mais espaço no cenário acadêmico. Os direitos a uma Educação Bilíngue avançam com novos mecanismos, e a compreensão da importância do respeito pela língua e cultura desse público, sobretudo, por sua singularidade visual em seu processo educacional, faz-se extremamente necessária. Posto isso, esta dissertação teve o objetivo de analisar o trabalho pedagógico desenvolvido por professores ouvintes da sala comum, cujas práticas são voltadas aos estudantes Surdos do 6º ano, de uma Escola-Polo Bilíngue para Surdos da Rede Municipal de São Paulo. A pesquisa teve abordagem qualitativa e utilizou a entrevista semiestruturada e a observação em diário de campo para a coleta de dados. A análise de dados seguiu os estudos de Bardin (2016). Os resultados obtidos demonstraram que as práticas dos professores com esses estudantes dialogam com a proposta da Cidade de São Paulo, que visa oferecer a esse público uma educação pautada pela Pedagogia Visual, utilizando recursos visuais para desenvolvimento de seus conteúdos. Entretanto, identificou-se a necessidade de maior conhecimento sobre o sujeito Surdo, principalmente no que diz respeito a sua maneira de aprender, a qual não se restringe a uma imagem, necessitando de orientações pedagógicas na utilização de recursos visuais e tecnológicos para adaptação dos conteúdos. Além disso, a falta de garantia de formação para professores que atuam com esse público, o pouco tempo de encontro com o intérprete de LIBRAS para articulação do trabalho e a falta de conhecimento da LIBRAS mostraram-se os grandes dificultadores na comunicação com esses estudantes. De modo a contribuir para o contexto educacional do Polo Bilíngue, foi desenvolvida uma Trilha de Aprendizagem em formato PDF (com tradução em LIBRAS) para professores ouvintes que atuam com estudantes Surdos na Rede Municipal de São Paulo. Esse produto educacional tem como objetivo oferecer instrumentos de orientação sobre o estudante Surdo e seus direitos com relação à Educação Bilíngue, suas especificidades linguísticas e visuais, em seu processo de ensino e aprendizagem, além de sugestões de recursos digitais e estratégias pedagógicas, a fim de subsidiar o trabalho do professor da turma, com elementos para desenvolver os conteúdos de suas disciplinas e propor práticas em sala de aula que estejam em consonância com os princípios da premissa pautada pela Cidade de São Paulo na Educação de Surdos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 12,1MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de surdos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação bilingue | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
Título: dc.title | Formação para professores de escolas-polo municipais de São Paulo: eliminando as barreiras para a inclusão do estudante surdo | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ribeiro_go_me_prud.pdf | https://hdl.handle.net/11449/259255 | 12,48 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972259/2/ribeiro_go_me_prud.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons