INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GESTÃO PÚBLICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUnicentropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorProcidonio, Maristela-
Autor(es): dc.contributor.authorKataoka, Adriana Massaê-
Autor(es): dc.contributor.authorAffonso, Ana Lúcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-04T12:08:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-04T12:08:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2405-
identificador: dc.identifier.otherfile:///C:/Users/drika/Downloads/Produto%20Educacional.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972257-
Resumo: dc.description.abstractA história da Educação Ambiental (EA), reflete sua importância crescente para o enfrentamento da crise ambiental, que vem se agravando no contexto atual. A EA tem emergido como um pilar fundamental na gestão pública, reconhecida por seu papel importante na promoção de políticas públicas para uma sociedade mais sustentável e consciente dos desafios ambientais atuais. A integração da EA nas políticas públicas e práticas de gestão pública não apenas amplia o entendimento e a apreciação do meio ambiente natural e construído, mas também fomenta uma cultura de responsabilidade socioambiental. Através da conscientização, educação e ação, a EA formal, não formal e informal, desempenha um papel importante na formação dos cidadãos e sua abordagem tridimensional permite que diferentes segmentos da sociedade sejam alcançados e envolvidos. Assim, a presente pesquisa focou na gestão pública executada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Guarapuava (SEMAG) do município de Guarapuava – Paraná -Brasil, com objetivo de verificar as concepções de Meio Ambiente, EA, Unidade de Conservação (UC) e como a EA perpassa nos diferentes setores, com a finalidade da elaboração de um produto educacional no formato de uma ebook que subsidie a inserção da EA em todos os departamentos. Esta pesquisa teve uma abordagem qualitativa tipo exploratória, com a participação de 25 servidores dos departamentos de Licenciamento e Fiscalização Ambiental, Educação Ambiental, Proteção Animal, Resíduos Sólidos, Projetos Ambientais e Produção Vegetal com a participação da assessoria jurídica da SEMAG. Os resultados alcançados foi por meio de questionários e analisados segundo Bardin (1977) e os dados obtidos interpretados de acordo com Layrargues e Lima (2014), no qual indicaram que a maioria dos servidores apresentam uma concepção naturalista em relação ao meio ambiente e conservadora para EA, de modo que identificam a importância da EA em todas as ações.pt_BR
Tamanho: dc.format.extento bitespt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGestão públicapt_BR
Título: dc.titleINSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GESTÃO PÚBLICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matmátticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons