
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Consentino, João Marcos Boton | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Mariani, Vanessa de Cássia Pistóia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-04T11:30:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-04T11:30:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-17 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://open.spotify.com/show/6gxjz87pUmMoaI0oJ9hJCu | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972250 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Buscando elaborar um Produto Educacional de fácil utilização pelo público-alvo, foi criada uma série de podcast com quatro episódios abordando a temática agroecologia. No primeiro episódio, o autor expôs a pesquisa de dissertação intitulada "Memórias Agroecológicas e as Relações com a Educação Profissional Tecnológica, explicitando a justificativa da pesquisa ter sido realizada, qual seu público-alvo e os principais resultados obtidos. No segundo e terceiro episódio foram trazidas falas de docentes que trabalham a temática agroecologia com o curso Técnico em Agricultura do IFFar campus São Vicente do Sul. Nessas falas os docentes abordaram sobre seus processos formativos e sobre suas percepções acerca da agroecologia dentro do IFFar campus de São de São Vicente do Sul. No último episódio foi realizada uma entrevista com um produtor agroecológico certificado, buscando entender um pouco mais sobre a agroecologia na prática. Para avaliação do PE foram selecionadas três categorias: estudantes de cursos técnicos em agricultura; docentes e técnicos administrativos em educação que possuem relação com esses cursos. Todas as avaliações indicaram que o PE pode ser utilizado como recurso didático e que o tema possui relevância social, enquanto a maioria das respostas considerou que a série conseguiu abordar bastante informações sobre agroecologia na formação dos técnicos em agricultura e que conseguiu explorar relações entre formação integral e agroecologia. A grande maioria dos avaliadores também considerou que a série explorou questões relacionadas às memórias agroecológicas dos entrevistados. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Agroecologia; Memórias agroecológicas; Formação. | pt_BR |
| Título: dc.title | Saberes agroecológicos na formação do Técnico em Agricultura | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | áudio | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Áudios | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons