Unindo Saberes: Caminhos para o desenvolvimento do pensamento crítico, formação e inovação educacional - Volume 2

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora MultiAtualpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCabral, Gladys Nogueira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-04T01:33:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-04T01:33:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-03-
identificador: dc.identifier.otherUnindo Saberespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972248-
Resumo: dc.description.abstractEste livro é uma rica contribuição ao debate sobre a educação contemporânea, que reúne diversos autores e suas perspectivas sobre temas fundamentais. No Capítulo 1, Gladys Nogueira Cabral explora os benefícios e estratégias do pensamento crítico, destacando seu papel crucial na formação de um raciocínio mais eficaz. Em Capítulo 2, Joselita Silva Brito Raimundo discorre sobre o que se ganha com o desenvolvimento do pensamento crítico, enfatizando suas aplicações práticas na vida cotidiana e acadêmica. A relevância do docente é discutida no Capítulo 3, por Vanélia Ramos Brito, que analisa como os educadores são fundamentais na formação de cidadãos críticos e conscientes. No Capítulo 4, Gladys Nogueira Cabral retorna para debater as metodologias e tecnologias no ensino da língua inglesa, proporcionando uma visão integrada das práticas pedagógicas inovadoras. Em Capítulo 5, Shanda Lindsay Espinoza Cabral traz à tona a sociolinguística no mundo hispânico, discutindo fatores sociais que influenciam as mudanças linguísticas. O Capítulo 6, de Gladys Nogueira Cabral, oferece um guia sobre planejamento educacional, focando na construção de aulas significativas que promovam o engajamento dos alunos. No Capítulo 7, os autores, Gladys Nogueira Cabral, Simone Helen Drumond Ischkanian, Shanda Lindsay Espinoza Cabral, Joselita Silva Brito Raimundo, Elaine Gemima Santos de Souza e Rita de Cássia Florentino, exploram as consequências das interações digitais na educação dos alunos modernos. Capítulo 8, com outra colaboração de Gladys Nogueira Cabral, Simone helen Drumond Ischkanian, Diogo Rafael da Silva, Maria José Costa Prado, Nívea Maria Costa Vieira, Rita Cristina Guimarães de Almeida e Ivoney da Silva Oliveira investigam as tecnologias na educação, abordando como ferramentas digitais podem auxiliar na aprendizagem de alunos típicos e atípicos. Gladys Nogueira Cabral, Simone Helen Drumond Ischkanian, Ederson da Silva e Silva, Nívea Maria Costa Vieira, Shanda Lindsay Espinoza Cabral, Julio Cesar Espinoza Vidal e Francisca Araújo da Silva, trazem os desafios e soluções no Capítulo 9, focando nas estratégias pedagógicas para o sucesso da aprendizagem no Ensino Fundamental. Por fim, no Capítulo 10, o trabalho de Gladys Nogueira Cabral, Simone Helen Drumond Ischkanian, Diogo Rafael da Silva, Nívea Maria Costa Vieira, Ana Christina Brandão Costa, Shanda Lindsay espinoza Cabral e Julio César Espinoza Vidal, destaca a importância da interdisciplinaridade na educação básica, mostrando como integrar saberes pode enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Este livro é um convite à reflexão e à prática educacional inovadora. Espero que as ideias apresentadas inspirem educadores, gestores e estudantes a repensarem suas abordagens e a se comprometerem com uma educação mais significativa e transformadora. Boa leitura!pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1939pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação, pesquisa e tópicos relacionadospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLiberdade na educaçãopt_BR
Título: dc.titleUnindo Saberes: Caminhos para o desenvolvimento do pensamento crítico, formação e inovação educacional - Volume 2pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons