Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora MultiAtual | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Cabral, Gladys Nogueira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-04T01:33:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-04T01:33:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Unindo Saberes | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972248 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este livro é uma rica contribuição ao debate sobre a educação contemporânea, que reúne diversos autores e suas perspectivas sobre temas fundamentais. No Capítulo 1, Gladys Nogueira Cabral explora os benefícios e estratégias do pensamento crítico, destacando seu papel crucial na formação de um raciocínio mais eficaz. Em Capítulo 2, Joselita Silva Brito Raimundo discorre sobre o que se ganha com o desenvolvimento do pensamento crítico, enfatizando suas aplicações práticas na vida cotidiana e acadêmica. A relevância do docente é discutida no Capítulo 3, por Vanélia Ramos Brito, que analisa como os educadores são fundamentais na formação de cidadãos críticos e conscientes. No Capítulo 4, Gladys Nogueira Cabral retorna para debater as metodologias e tecnologias no ensino da língua inglesa, proporcionando uma visão integrada das práticas pedagógicas inovadoras. Em Capítulo 5, Shanda Lindsay Espinoza Cabral traz à tona a sociolinguística no mundo hispânico, discutindo fatores sociais que influenciam as mudanças linguísticas. O Capítulo 6, de Gladys Nogueira Cabral, oferece um guia sobre planejamento educacional, focando na construção de aulas significativas que promovam o engajamento dos alunos. No Capítulo 7, os autores, Gladys Nogueira Cabral, Simone Helen Drumond Ischkanian, Shanda Lindsay Espinoza Cabral, Joselita Silva Brito Raimundo, Elaine Gemima Santos de Souza e Rita de Cássia Florentino, exploram as consequências das interações digitais na educação dos alunos modernos. Capítulo 8, com outra colaboração de Gladys Nogueira Cabral, Simone helen Drumond Ischkanian, Diogo Rafael da Silva, Maria José Costa Prado, Nívea Maria Costa Vieira, Rita Cristina Guimarães de Almeida e Ivoney da Silva Oliveira investigam as tecnologias na educação, abordando como ferramentas digitais podem auxiliar na aprendizagem de alunos típicos e atípicos. Gladys Nogueira Cabral, Simone Helen Drumond Ischkanian, Ederson da Silva e Silva, Nívea Maria Costa Vieira, Shanda Lindsay Espinoza Cabral, Julio Cesar Espinoza Vidal e Francisca Araújo da Silva, trazem os desafios e soluções no Capítulo 9, focando nas estratégias pedagógicas para o sucesso da aprendizagem no Ensino Fundamental. Por fim, no Capítulo 10, o trabalho de Gladys Nogueira Cabral, Simone Helen Drumond Ischkanian, Diogo Rafael da Silva, Nívea Maria Costa Vieira, Ana Christina Brandão Costa, Shanda Lindsay espinoza Cabral e Julio César Espinoza Vidal, destaca a importância da interdisciplinaridade na educação básica, mostrando como integrar saberes pode enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Este livro é um convite à reflexão e à prática educacional inovadora. Espero que as ideias apresentadas inspirem educadores, gestores e estudantes a repensarem suas abordagens e a se comprometerem com uma educação mais significativa e transformadora. Boa leitura! | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1939 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação, pesquisa e tópicos relacionados | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Liberdade na educação | pt_BR |
Título: dc.title | Unindo Saberes: Caminhos para o desenvolvimento do pensamento crítico, formação e inovação educacional - Volume 2 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Unindo Saberes.pdf | 1.94 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972248/2/Unindo Saberes.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons