EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUnicentropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorda Cruz, Iandra Aparecida-
Autor(es): dc.contributor.authorKataoka, Adriana Massaê-
Autor(es): dc.contributor.authorZanlorenzi, Maria Josélia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-03T14:32:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-03T14:32:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2002-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional Iandrapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972243-
Resumo: dc.description.abstractA Educação Ambiental é um campo de conhecimentos, que se mostra essencial em discussões que problematizam os conflitos socioambientais da atualidade. Diversas pesquisas mostram que a Educação Ambiental (EA) em espaços educacionais é trabalhada de modo conservador e ingênua, sinalizando que este fato pode estar relacionado à formação inicial e continuada dos professores, principalmente os da Educação Básica. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCEA) recomendam que a Educação Ambiental deve ser trabalhada em diferentes níveis e modalidades de ensino. A pesquisa intitulada Educação Ambiental e a formação do pedagogo buscou analisar o conhecimento dos alunos do curso de pedagogia de uma instituição de ensino superior, sobre a temática ambiental adquirida durante a sua formação. Trata-se de uma pesquisa, de base qualitativa, na qual participaram um total de 46 acadêmicos. Os dados foram coletados por meio de um questionário e um grupo focal. Os resultados dessa pesquisa revelaram que os acadêmicos tiveram acesso aos fundamentos e metodologias de uma Educação Ambiental crítica, porém predominam-se as vertentes conservadora e pragmática em suas respostas. Este resultado pode ser atribuído às dificuldades e influências enfrentadas por estes acadêmicos ao longo da sua formação, desde a educação básica com características, até mesmo durante o curso de graduação, ou ainda, por contato com uma ampla divulgação da Educação Ambiental pragmática, pelos meios de comunicação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,76 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Superiorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Inicialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurriculopt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO AMBIENTAL E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePPGENpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons