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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Unicentro | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Peretiatko, Jocimara | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Kataoka, Adriana Massaê | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Affonso, Ana Lúcia Suriani | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-03T14:13:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-03T14:13:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2405 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972242 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A história da Educação Ambiental (EA), reflete sua importância crescente para o enfrentamento da crise ambiental, que vem se agravando no contexto atual. A EA tem emergido como um pilar fundamental na gestão pública, reconhecida por seu papel importante na promoção de políticas públicas para uma sociedade mais sustentável e consciente dos desafios ambientais atuais. A integração da EA nas políticas públicas e práticas de gestão pública não apenas amplia o entendimento e a apreciação do meio ambiente natural e construído, mas também fomenta uma cultura de responsabilidade socioambiental. Através da conscientização, educação e ação, a EA formal, não formal e informal, desempenha um papel importante na formação dos cidadãos e sua abordagem tridimensional permite que diferentes segmentos da sociedade sejam alcançados e envolvidos. Assim, a presente pesquisa focou na gestão pública executada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Guarapuava (SEMAG) do município de Guarapuava – Paraná -Brasil, com objetivo de verificar as concepções de Meio Ambiente, EA, Unidade de Conservação (UC) e como a EA perpassa nos diferentes setores, com a finalidade da elaboração de um produto educacional no formato de uma ebook que subsidie a inserção da EA em todos os departamentos. Esta pesquisa teve uma abordagem qualitativa tipo exploratória, com a participação de 25 servidores dos departamentos de Licenciamento e Fiscalização Ambiental, Educação Ambiental, Proteção Animal, Resíduos Sólidos, Projetos Ambientais e Produção Vegetal com a participação da assessoria jurídica da SEMAG. Os resultados alcançados foi por meio de questionários e analisados segundo Bardin (1977) e os dados obtidos interpretados de acordo com Layrargues e Lima (2014), no qual indicaram que a maioria dos servidores apresentam uma concepção naturalista em relação ao meio ambiente e conservadora para EA, de modo que identificam a importância da EA em todas as ações. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 10,63 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Políticas Públicas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Unidade de Conservação | pt_BR |
| Título: dc.title | INVESTIGAÇÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GESTÃO PÚBLICA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemáttica | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
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