Para Além da “descoberta” do Brasil: invadindo a versão dos “vencedores” com quadrinhos e história indígena

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSubtil, Bruna Mozini-
Autor(es): dc.contributor.authorCunha, Marcelo Durão Rodrigues da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-02T17:07:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-02T17:07:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-18-
identificador: dc.identifier.otherDISSERTAÇÃO_Consciência_Histórica_Ensino_História_Quadrinhospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972233-
Resumo: dc.description.abstractO texto apresenta a pesquisa vinculada à linha de práticas educativas, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), tendo como objeto de estudo as possibilidades de construção do saber histórico por meio das histórias em quadrinhos (HQ), especificamente, A Infância do Brasil de José Aguiar (2022) e Crônicas Ameríndias por Gustavo Schimpp e Enrique Alcatena (2021). Nesse sentido, exploramos as HQ’s, construindo uma proposta de ensino com o objetivo de favorecer a elaboração do conhecimento histórico pelos estudantes por meio do uso dos quadrinhos nas aulas de História e fomentar a consciência histórica dos discentes. Para tanto, utilizamos o aporte teórico composto pelo conceito de consciência histórica, por Jörn Rüsen (2011). Além disso, mobilizamos o aparato teórico-metodológico de Rüsen (2015; 2011) sobre a pesquisa histórica para analisar as graphics novels como evidência histórica, fonte, objeto, expressão de uma dada consciência histórica e para a construção da proposta didática, entendendo as obras também como recurso didático e valendo-nos das reflexões do autor para elaborar uma prática de ensino que possibilite a formação da consciência histórica pelos estudantes. Diante disso, para o produto educacional, propomos a elaboração de um material didático que alinhe a teoria com a prática, ao evidenciar as possíveis formas de usar os quadrinhos nas aulas de História para fomentar a consciência histórica a partir das narrativas, escritas ou gráficas, criadas pelos estudantes. Como resultado da pesquisa, pudemos concluir que os quadrinhos se revelaram um bom instrumento didático, principalmente por possibilitar levar para a sala de aula discussões historiográficas contemporâneas sobre a história indígena.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent32,1 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectConsciência Histórica em Quadrinhospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJörn Rüsenpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória indígenapt_BR
Título: dc.titlePara Além da “descoberta” do Brasil: invadindo a versão dos “vencedores” com quadrinhos e história indígenapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons