
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Subtil, Bruna Mozini | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Cunha, Marcelo Durão Rodrigues da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-02T17:07:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-02T17:07:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-18 | - |
| identificador: dc.identifier.other | DISSERTAÇÃO_Consciência_Histórica_Ensino_História_Quadrinhos | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972233 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O texto apresenta a pesquisa vinculada à linha de práticas educativas, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), tendo como objeto de estudo as possibilidades de construção do saber histórico por meio das histórias em quadrinhos (HQ), especificamente, A Infância do Brasil de José Aguiar (2022) e Crônicas Ameríndias por Gustavo Schimpp e Enrique Alcatena (2021). Nesse sentido, exploramos as HQ’s, construindo uma proposta de ensino com o objetivo de favorecer a elaboração do conhecimento histórico pelos estudantes por meio do uso dos quadrinhos nas aulas de História e fomentar a consciência histórica dos discentes. Para tanto, utilizamos o aporte teórico composto pelo conceito de consciência histórica, por Jörn Rüsen (2011). Além disso, mobilizamos o aparato teórico-metodológico de Rüsen (2015; 2011) sobre a pesquisa histórica para analisar as graphics novels como evidência histórica, fonte, objeto, expressão de uma dada consciência histórica e para a construção da proposta didática, entendendo as obras também como recurso didático e valendo-nos das reflexões do autor para elaborar uma prática de ensino que possibilite a formação da consciência histórica pelos estudantes. Diante disso, para o produto educacional, propomos a elaboração de um material didático que alinhe a teoria com a prática, ao evidenciar as possíveis formas de usar os quadrinhos nas aulas de História para fomentar a consciência histórica a partir das narrativas, escritas ou gráficas, criadas pelos estudantes. Como resultado da pesquisa, pudemos concluir que os quadrinhos se revelaram um bom instrumento didático, principalmente por possibilitar levar para a sala de aula discussões historiográficas contemporâneas sobre a história indígena. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 32,1 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Consciência Histórica em Quadrinhos | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Jörn Rüsen | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | História indígena | pt_BR |
| Título: dc.title | Para Além da “descoberta” do Brasil: invadindo a versão dos “vencedores” com quadrinhos e história indígena | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado em Humanidades | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons