A pesquisa no contexto da Educação Básica do Rio Grande do Norte: elementos básicos do processo formativo de professores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Amplamentept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNednaldo Dantas dos, Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorSayonara Fernandes da, Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorMaria Tereza Penha de Araújo, Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorElisângela Ribeiro de Oliveira, Cabral-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-01T20:34:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-01T20:34:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-01-
identificador: dc.identifier.otherA pesquisa no contexto da Educação Básica do Rio Grande do Norte: elementos básicos do processo formativo de professorespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972219-
Resumo: dc.description.abstractO e-book “A pesquisa no contexto da Educação Básica do Rio Grande do Norte: elementos básicos do processo formativo de professores” reúne pesquisas desenvolvidas por estudantes dos cursos da Pós-graduação Lato Sensu do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy – IFESP, sob orientação de professores dessa instituição, em um processo dialógico e de construção de saberes entre esses sujeitos. A pesquisa na pós-graduação é um elemento central para o desenvolvimento acadêmico, científico e profissional de estudantes e professores é essencial para a geração de conhecimento e inovação. Os estudos contidos neste e-book foram desenvolvidos nos cursos de Especialização em Educação Infantil, Especialização em Ensino de Língua Portuguesa, Especialização em Ensino de Matemática, Especialização em Gestão de Processos Educacionais, Especialização em Educação de Jovens e Adultos e Especialização em Educação Ambiental e trazem discussões que se assentam na base epistemológica de cada curso. Tais estudos abordam temáticas diversas resultantes das vivências, das experiências, da reflexão e do interesse dos estudantes, as quais procuram estabelecer relações entre teoria e as problemáticas existentes na realidade social e histórica que, na dimensão da missão do IFESP, é uma das competências a ser desenvolvida nos estudantes da Pós-graduação. Cada artigo traz em si questionamentos e problemáticas suscitadas na experiência dos seus autores. Quando essas questões são refletidas e sistematizadas em cada curso, tomam forma científica e materializam uma produção que dinamiza a ciência, seja numa perspectiva teórica, metodológica ou prática. A partir disso, entendemos que uma atividade dessa natureza colabora para o avanço científico, ao estimular a curiosidade intelectual, o pensamento crítico e reflexivo e o compromisso com a ética e a responsabilidade quanto à produção de conhecimento.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1000pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subject. Educação - Pesquisa - Rio Grande do Nortept_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básicapt_BR
Título: dc.titleA pesquisa no contexto da Educação Básica do Rio Grande do Norte: elementos básicos do processo formativo de professorespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons