
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Gaudio, Michelli Cardozo Rocha Rosetti | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Becalli, Fernanda Zanetti | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-03T15:13:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-03T15:13:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-24 | - |
| identificador: dc.identifier.other | PRODUTO_EDUCACIONAL_Teoria_Práticas_Alfabetização_Com_Sentidos | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972208 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este texto apresenta um trabalho vinculado à linha de formação de professores, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização Escolar (Gespae), com o objetivo de analisar as concepções teóricas e metodológicas que fundamentam as atividades de escrita materializadas nos Cadernos do 1º ao 3º ano, do Programa Educar pra Valer (EPV). Para isso, foi realizado um resgate histórico dos movimentos de formação continuada realizados para as pedagogas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, do município de Vila Velha na última década (2013-2023). Como referencial teórico, a pesquisa ancora-se em Bakhtin (1997,1999, 2003, 2014, 2018) e Geraldi (1991,1997,1999, 2011, 2013), no campo da linguagem; em Vigotsky (2000, 2001, 2004, 2007), no campo da psicologia Histórico Cultural; Freire (1967, 1991, 2018), na educação como prática de liberdade; e Gontijo (2009), no campo da alfabetização, sobretudo na perspectiva enunciativo-discursiva. Como metodologia de pesquisa, foi adotada uma abordagem qualitativa, por meio da análise documental de manuais, orientações e propostas de formação do Programa EPV, conforme preconizado por Le Goff (1996). O produto educacional será um e-book constando uma proposta de formação continuada, com referenciais práticos e teóricos sobre alfabetização, com base na perspectiva enunciativo-discursiva. Essa formação foi vivenciada no município de Vila Velha e pode se constituir como uma possibilidade de mediação entre pedagogas e professores das unidades escolares, tendo como ponto de partida e chegada a produção de textos das crianças. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 315MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização de crianças | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Programa EPV | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Produção de textos | pt_BR |
| Título: dc.title | Teoria e práticas para uma alfabetização com sentidos: Proposta de formação continuada em alfabetização com produção de textos | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado em Humanidades | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons