Teoria e práticas para uma alfabetização com sentidos: Proposta de formação continuada em alfabetização com produção de textos

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGaudio, Michelli Cardozo Rocha Rosetti-
Autor(es): dc.contributor.authorBecalli, Fernanda Zanetti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-03T15:13:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-03T15:13:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-24-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO_EDUCACIONAL_Teoria_Práticas_Alfabetização_Com_Sentidospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972208-
Resumo: dc.description.abstractEste texto apresenta um trabalho vinculado à linha de formação de professores, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização Escolar (Gespae), com o objetivo de analisar as concepções teóricas e metodológicas que fundamentam as atividades de escrita materializadas nos Cadernos do 1º ao 3º ano, do Programa Educar pra Valer (EPV). Para isso, foi realizado um resgate histórico dos movimentos de formação continuada realizados para as pedagogas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, do município de Vila Velha na última década (2013-2023). Como referencial teórico, a pesquisa ancora-se em Bakhtin (1997,1999, 2003, 2014, 2018) e Geraldi (1991,1997,1999, 2011, 2013), no campo da linguagem; em Vigotsky (2000, 2001, 2004, 2007), no campo da psicologia Histórico Cultural; Freire (1967, 1991, 2018), na educação como prática de liberdade; e Gontijo (2009), no campo da alfabetização, sobretudo na perspectiva enunciativo-discursiva. Como metodologia de pesquisa, foi adotada uma abordagem qualitativa, por meio da análise documental de manuais, orientações e propostas de formação do Programa EPV, conforme preconizado por Le Goff (1996). O produto educacional será um e-book constando uma proposta de formação continuada, com referenciais práticos e teóricos sobre alfabetização, com base na perspectiva enunciativo-discursiva. Essa formação foi vivenciada no município de Vila Velha e pode se constituir como uma possibilidade de mediação entre pedagogas e professores das unidades escolares, tendo como ponto de partida e chegada a produção de textos das crianças.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent315MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização de criançaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrograma EPVpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProdução de textospt_BR
Título: dc.titleTeoria e práticas para uma alfabetização com sentidos: Proposta de formação continuada em alfabetização com produção de textospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
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