AÇÃO DE EXTENSÃO Curso de formação em inclusão e letramento digital

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCentro Universitário Unincorpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGUIMARÃES, RICARDO FERREIRA-
Autor(es): dc.contributor.authorSANTANA, Zionel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-01T17:23:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-01T17:23:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-31-
identificador: dc.identifier.otherAÇÃO DE EXTENSÃO Curso de formação em inclusão e letramento digitalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972200-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar a plataforma Escola do Trabalhador 4.0 como uma ferramenta de capacitação para gestores escolares do Ensino Médio, focando na capacitação dos alunos para o mercado de trabalho. A pesquisa busca avaliar a viabilidade da plataforma como instrumento educativo, especialmente em relação aos cursos gratuitos oferecidos e à percepção dos alunos quanto à sua preparação para a competitividade no mercado de trabalho. A hipótese central é que a plataforma pode ser uma alternativa eficaz para gestores educacionais, proporcionando capacitação relevante para os alunos, preparando-os melhor para os desafios do mercado. A pesquisa adotará uma abordagem qualitativa, com estudo de caso envolvendo 20 alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual. Os alunos serão analisados quanto às suas percepções sobre os cursos oferecidos pela plataforma e sua relevância para sua formação profissional. A análise será fundamentada em um levantamento bibliográfico sobre o conceito de Educação 4.0, que reflete as transformações educacionais influenciadas pelas novas tecnologias. A plataforma Escola do Trabalhador 4.0, centrada na Indústria 4.0, é vista como um reflexo dessas mudanças, oferecendo cursos que podem ser utilizados para capacitar os jovens para as novas demandas do mercado de trabalho. Em seguida, será realizada uma análise detalhada dos resultados, com base nas percepções dos alunos e da gestão escolar em relação à plataforma Escola do Trabalhador 4.0. Os alunos, participantes do estudo, serão observados quanto às suas experiências com os cursos oferecidos pela plataforma, buscando entender se esses cursos atendem às suas expectativas de capacitação para o mercado de trabalho. Além disso, será analisada a opinião da gestão escolar sobre a adesão e a inserção dos alunos na plataforma, com o objetivo de identificar as potencialidades e desafios na utilização da ferramenta como instrumento de formação e desenvolvimento profissional. Ao final, a pesquisa pretende divulgar os resultados por meio de um produto técnico, consistindo em uma cartilha digital, com o objetivo de oferecer uma formação direcionada aos gestores escolares, com foco na inclusão e no letramento digital. A cartilha visa fornecer informações sobre as vantagens e a aplicabilidade da plataforma Escola do Trabalhador 4.0, capacitando os gestores a utilizá-la de forma eficaz no processo educacional, especialmente para promover a preparação dos alunos para o mercado de trabalho e incentivar a utilização da plataforma como ferramenta de capacitação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.577pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectPlataforma Escola do Trabalhador 4.0. Educação 4.0pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologiapt_BR
Título: dc.titleAÇÃO DE EXTENSÃO Curso de formação em inclusão e letramento digitalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Gestão, Planejamento e Ensinopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineGestão Empreendedora do Ensinopt_BR
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