
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Cruzeiro do Sul | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Rosário, Terezinha Galli do | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Junger, Alex Paubel | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-01T16:36:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-01T16:36:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| identificador: dc.identifier.other | 2023-Produto-Educacional-_-Tereza-Galli_ok.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972199 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional (PE) consiste em um guia didático voltado ao planejamento e aprimoramento do trabalho docente nas disciplinas técnicas do Ensino Técnico, com ênfase no eixo de Infraestrutura, especificamente no curso de Técnico em Edificações. O material busca auxiliar professores na inserção de tecnologias digitais em sala de aula, promovendo práticas pedagógicas inovadoras e colaborativas. Desenvolvido no âmbito da pesquisa de mestrado “Aprendizagem mediada pela utilização de tecnologias digitais e sua aplicabilidade na concepção dos docentes”, o guia estrutura-se em análises de questionários e reuniões pedagógicas sobre o uso das tecnologias digitais como mediação no ensino técnico. Com base em Biggs e Tang (2011), o material orienta o docente na definição de objetivos pedagógicos, estratégias de verificação da aprendizagem e planejamento de atividades, promovendo um ensino equilibrado e eficiente. Alinhado à BNCC e ao Itinerário Formativo, o PE busca contribuir para a formação profissional e humana dos estudantes, fortalecendo a prática pedagógica e ampliando o conhecimento técnico e intelectual. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1.387 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino Técnico; Tecnologias Digitais; Planejamento Docente; Aprendizagem Colaborativa; Infraestrutura Educacional. | pt_BR |
| Título: dc.title | GUIA DIDÁTICO EDUCACIONAL PARA PROFESSORES: “TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA – ROTEIRO DE APRENDIZAGEM” | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Tecnologias Digitais | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| 2023-Produto-Educacional-_-Tereza-Galli_ok.pdf | 1.39 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972199/2/2023-Produto-Educacional-_-Tereza-Galli_ok.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons