Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | NETO, MANOEL XIMENES AZEVEDO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-01T13:01:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-01T13:01:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Manoel_Ximenes_dissertacao.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972196 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho visa levantar uma discussão sobre as categorias ou elementos aplicados para compreender e analisar a interface entre juventudes e escola, vislumbrada pela relação direta com meu agir diário enquanto professor da educação básica. Tal pesquisa tem por finalidade ser respaldo para construção de material referencial útil para os estudos em curso ou outros que porventura poderão surgir sobre a área e o estudo. Neste trabalho, busca-se salientar a relação com as questões pertinentes de desigualdades sociais, educação, ensino de sociologia, juventude e escola. A sociedade atual é complexa e dinâmica, afinal, as relações sociais se reorganizam de forma rápida em todo momento e âmbito da vida social. Nela, estão estratificadas diversas relações, destas, muitas vezes, norteadas por instituições, grupos e organizações; constituem “signos” (formas de sociabilidade) que condicionam os grupos sociais, principalmente os mais desfavorecidos historicamente que, no caso desta pesquisa, se deterá em torno das juventudes. Isso se configura no cotidiano de desigualdades sociais, no qual nos deparamos todos os dias. Segundo Giddens (2002), a sociedade moderna traz consigo elementos das sociedades pré-modernas, contudo, transformadas por variantes únicas dos tempos atuais: industrialização, globalização e tecnologia. Diante disso, é, de toda forma, necessário se reportar a concepção sociológica do mesmo para compreender ou analisar tal sociedade atual, o ato de reflexividade. Por fim, permeado pelas categorias, método e conceitos sociológicos, busca-se compreender a relação, tensões e dilemas entre as juventudes e a escola, dentro e fora do seu espaço, especificamente com as juventudes do litoral oeste cearense, da cidade de Trairi, por meio de duas escolas: Maria Celeste de Azevedo Porto (integral) e Padre Rodolfo Ferreira da Cunha (regular), usando metodologias quantitativas e qualitativas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,3mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Juventudes; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escola; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade, | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação. | pt_BR |
Título: dc.title | UMA REFLEXÃO SOBRE JUVENTUDE, ESCOLA E EDUCAÇÃO: RELAÇÕES, DILEMAS E TENSÕES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
2025_dis_mxazevedoneto.pdf | 3,43 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972196/2/2025_dis_mxazevedoneto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons