UMA REFLEXÃO SOBRE JUVENTUDE, ESCOLA E EDUCAÇÃO: RELAÇÕES, DILEMAS E TENSÕES

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNETO, MANOEL XIMENES AZEVEDO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-01T13:01:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-01T13:01:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-01-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Manoel_Ximenes_dissertacao.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972196-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho visa levantar uma discussão sobre as categorias ou elementos aplicados para compreender e analisar a interface entre juventudes e escola, vislumbrada pela relação direta com meu agir diário enquanto professor da educação básica. Tal pesquisa tem por finalidade ser respaldo para construção de material referencial útil para os estudos em curso ou outros que porventura poderão surgir sobre a área e o estudo. Neste trabalho, busca-se salientar a relação com as questões pertinentes de desigualdades sociais, educação, ensino de sociologia, juventude e escola. A sociedade atual é complexa e dinâmica, afinal, as relações sociais se reorganizam de forma rápida em todo momento e âmbito da vida social. Nela, estão estratificadas diversas relações, destas, muitas vezes, norteadas por instituições, grupos e organizações; constituem “signos” (formas de sociabilidade) que condicionam os grupos sociais, principalmente os mais desfavorecidos historicamente que, no caso desta pesquisa, se deterá em torno das juventudes. Isso se configura no cotidiano de desigualdades sociais, no qual nos deparamos todos os dias. Segundo Giddens (2002), a sociedade moderna traz consigo elementos das sociedades pré-modernas, contudo, transformadas por variantes únicas dos tempos atuais: industrialização, globalização e tecnologia. Diante disso, é, de toda forma, necessário se reportar a concepção sociológica do mesmo para compreender ou analisar tal sociedade atual, o ato de reflexividade. Por fim, permeado pelas categorias, método e conceitos sociológicos, busca-se compreender a relação, tensões e dilemas entre as juventudes e a escola, dentro e fora do seu espaço, especificamente com as juventudes do litoral oeste cearense, da cidade de Trairi, por meio de duas escolas: Maria Celeste de Azevedo Porto (integral) e Padre Rodolfo Ferreira da Cunha (regular), usando metodologias quantitativas e qualitativas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,3mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectJuventudes;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscola;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade,pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação.pt_BR
Título: dc.titleUMA REFLEXÃO SOBRE JUVENTUDE, ESCOLA E EDUCAÇÃO: RELAÇÕES, DILEMAS E TENSÕESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
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