A TRAJETÓRIA DO GRUPO EMFoco E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Cruzeiro do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, José Walber de Souza-
Autor(es): dc.contributor.authorCuri, Edda-
Autor(es): dc.contributor.authorMartins, Priscila Bernardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-31T23:31:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-31T23:31:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.other2023-Produto-Educacional_Jose-Walber.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972195-
Resumo: dc.description.abstractO estudo tem como objetivo investigar as características do Grupo EMFoco, um grupo de estudos e pesquisas composto por professores da Educação Básica, destacando sua relevância na formação de outros grupos e na promoção do desenvolvimento profissional docente. Por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando a autonarrativa como principal metodologia, o produto educacional busca descrever a trajetória do Grupo EMFoco, que desde sua criação, em 2003, tem contribuído significativamente para a Educação Matemática no Brasil. A pesquisa utiliza fontes documentais e estudos narrativos, embasados nas proposições teóricas de Clandinin e Connelly (2015), bem como nas reflexões sobre análise documental de Godoy (1995). Além de apresentar um panorama histórico do Grupo EMFoco e seu impacto na formação continuada de professores, o produto educacional propõe reflexões sobre a importância dos grupos de estudos na construção coletiva do conhecimento e na superação de desafios pedagógicos. Dessa forma, busca incentivar a criação e manutenção de espaços de troca e colaboração entre docentes, fortalecendo a Educação Matemática e a prática reflexiva no ensino.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent680 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática; Grupos de Estudos; Formação Continuada; Narrativa de Pesquisa; Desenvolvimento Profissional Docente.pt_BR
Título: dc.titleA TRAJETÓRIA DO GRUPO EMFoco E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons