Proposta de Matriz de Análise das relações CTS em livros didáticos de Ciências

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Cruzeiro do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Lúcio Evangelista-
Autor(es): dc.contributor.authorMaciel, Maria Delourdes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-01T16:00:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-01T16:00:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO-LUCIO-EVANGELISTA-SILVA.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972190-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional foi desenvolvido com o propósito de construir uma Matriz de Análise (MA) de Livros Didáticos de Ciências, fundamentada nos princípios da Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A proposta visa contribuir para a formação de alunos críticos e cientificamente alfabetizados, capazes de utilizar o conhecimento científico para compreender e atuar sobre problemas do seu contexto, com foco específico no ensino de Botânica. A Matriz de Análise é um instrumento que orienta os professores na avaliação e seleção de livros didáticos aprovados pelo Plano Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), articulando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com as práticas de ensino. Além disso, a matriz possibilita a identificação de lacunas nos materiais didáticos e a busca por estratégias complementares, evitando que o ensino de Botânica se limite à memorização de nomes científicos sem relação com o cotidiano dos alunos. A pesquisa, de abordagem qualitativa documental, teve como objetivo geral construir uma Matriz de Análise que auxilie na organização do trabalho docente, contemplando a Educação CTS e promovendo um ensino mais contextualizado.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent992 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação CTS; Ensino de Botânica; Livro Didático; Base Nacional Comum Curricular; Formação Docente.pt_BR
Título: dc.titleProposta de Matriz de Análise das relações CTS em livros didáticos de Ciênciaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCiênciaspt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons