SOCIOLOGIA E ESPÍRITO DO MAMULENGO: ENSINANDO E APRENDENDO COM A ARTE DO FANTOCHE

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorXAVIER, Lisimére Cordeiro do Vale-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-01T13:10:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-01T13:10:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-01-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Lisimere_Cordeiro_dissertacao.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972187-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta um Guia Pedagógico Paradidático Digital intitulado “Sociologia e Espírito do Mamulengo: Ensinando e Aprendendo com a Arte do Fantoche”. O objetivo principal é explorar, na interface entre conhecimento escolar, científico e cultura popular, a possibilidade de ensinar e aprender Sociologia através da arte do mamulengo, com ênfase na obra de Pedro Boca Rica, um renomado mestre dessa arte no Estado do Ceará, da cidade de Ocara. Os fantoches, protagonistas do seu trabalho e desta proposta, são utilizados como ferramentas pedagógicas para ilustrar, dialogar e compreender, por meios alternativos, categorias fundamentais da sociologia. Os personagens e conflitos dos dramas teatralizados pelo mamulengo permitem estabelecer relações com alguns conteúdos e conceitos como indivíduo, sociedade, dominação e poder apresentados pelos teóricos Émile Durkheim, Karl Marx, Pierre Bourdieu e sobretudo, Max Weber, com seus tipos ideais, que expressam a realidade social, especialmente aqueles utilizados para compreender as dinâmicas de poder e dominação. Entre as diversas personagens da cultura do mamulengo de Pedro Boca Rica, destacam-se alguns fantoches icônicos: o Coronel, o Baltazar, o Cassimiro Coco, o Mané Fuzarca de Breu, o Maneiro-Pau, a Astrogilda, o Barbudo, o Delegado Inácio da Catingueira e o Fuleragem que de uma forma dinâmica incrementam os instrumentos, as ferramentas, os recursos tecnológicos digitais e as atividades propostas no Guia. Personagens representadas por Mané Fuzarca de Breu, Maneiro-Pau e Astrogilda representam o empoderamento social do indivíduo e da sociedade nordestina lócus de expressão e força da cultura popular da arte da sanfona, do forró, da quadrilha e das festas juninas, conferindo a estas um superávit; cultural, social, político, econômico e educacional extraordinário. Personagens como; Fuleragem, Baltazar e Casimiro Coco abrolham a luta e resistência contra a exploração, abusos e injustiças praticadas pelas elites oligárquicas na sociedade brasileira ao longo da história. O material pedagógico desenvolvido foi testado e avaliado por colegas professores como forma de se conferir sua aplicabilidade no contexto educacional.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,47mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologia;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Cultura Popular;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMamulengos.pt_BR
Título: dc.titleSOCIOLOGIA E ESPÍRITO DO MAMULENGO: ENSINANDO E APRENDENDO COM A ARTE DO FANTOCHEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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