A UTILIZAÇÃO DO MAPA MENTAL COMO INSTRUMENTO DE APOIO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: IMPACTOS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO 3o ANO DO ENSINO MÉDIO DA EEM JOAQUIM MAGALHÃES

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSALES, MARIA GESLANE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-01T13:06:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-01T13:06:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-01-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Maria_Geslane_dissercao.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972186-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho trata da apresentação de mapas mentais como instrumentos metodológicos desenvolvidos como projeto de intervenção a ser apresentado para o Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional. Para realizá-lo foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: analisar as médias das notas de dezesseis turmas do terceiro ano do ensino médio nos três primeiros bimestres de 2022; construir uma sequência didática; perceber o impacto do uso dos mapas mentais na aprendizagem da disciplina de Sociologia no terceiro ano de 2023; analisar as médias das turmas do terceiro ano de 2023 a partir da aplicação dos mapas mentais como instrumento metodológico nas aulas de Sociologia, comparando com os resultados do ano anterior; analisar a influência das variáveis que envolvem o contexto social, econômico e cultural que eventualmente possam interagir com a aprendizagem dos alunos; discutir os resultados do uso dos mapas mentais. Este estudo nasce da necessidade de compreender as dificuldades que afetam o aprendizado dos estudantes na disciplina de Sociologia. Este trabalho é de natureza qualitativa e quantitativa, realizada via pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa bibliográfica traz uma discussão sobre os processos que envolvem a prática docente e a necessidade da elaboração de novas metodologias que possam contribuir com os processos de ensino e aprendizagem. Também foi feito um breve debate sobre as variáveis que compõem o contexto social, cultural e econômico dos jovens, utilizando tanto bibliografias específicas como dados referentes aos estudantes pesquisados. Os dados foram coletados a partir de questionário que possibilitou o levantamento das médias das turmas nos três primeiros bimestres de 2022, assim como permitiu a elaboração de um “retrato” das turmas a partir da aplicação de questionário socioeconômico, ocorrendo o mesmo nas turmas de 2023 que também tiveram a coleta aplicada, acarretando consequentemente na obtenção dos dados referentes às notas e ao contexto dos estudantes. Após a obtenção e comparação dos dados obtidos nos anos de 2022 e 2023, foi possível identificar os impactos positivos dos mapas mentais nas médias das turmas, já que no ano de 2022 a maioria apresentava média abaixo de 6 e no ano de 2023 isso inverteu-se, aparecendo somente uma turma com média aquém da média 6, sendo essa a média estabelecida pela instituição de ensino.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,1mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmapas mentais;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmédias;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectaprendizagem.pt_BR
Título: dc.titleA UTILIZAÇÃO DO MAPA MENTAL COMO INSTRUMENTO DE APOIO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: IMPACTOS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO 3o ANO DO ENSINO MÉDIO DA EEM JOAQUIM MAGALHÃESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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