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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SALES, MARIA GESLANE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-01T13:06:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-01T13:06:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Maria_Geslane_dissercao.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972186 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho trata da apresentação de mapas mentais como instrumentos metodológicos desenvolvidos como projeto de intervenção a ser apresentado para o Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional. Para realizá-lo foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: analisar as médias das notas de dezesseis turmas do terceiro ano do ensino médio nos três primeiros bimestres de 2022; construir uma sequência didática; perceber o impacto do uso dos mapas mentais na aprendizagem da disciplina de Sociologia no terceiro ano de 2023; analisar as médias das turmas do terceiro ano de 2023 a partir da aplicação dos mapas mentais como instrumento metodológico nas aulas de Sociologia, comparando com os resultados do ano anterior; analisar a influência das variáveis que envolvem o contexto social, econômico e cultural que eventualmente possam interagir com a aprendizagem dos alunos; discutir os resultados do uso dos mapas mentais. Este estudo nasce da necessidade de compreender as dificuldades que afetam o aprendizado dos estudantes na disciplina de Sociologia. Este trabalho é de natureza qualitativa e quantitativa, realizada via pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa bibliográfica traz uma discussão sobre os processos que envolvem a prática docente e a necessidade da elaboração de novas metodologias que possam contribuir com os processos de ensino e aprendizagem. Também foi feito um breve debate sobre as variáveis que compõem o contexto social, cultural e econômico dos jovens, utilizando tanto bibliografias específicas como dados referentes aos estudantes pesquisados. Os dados foram coletados a partir de questionário que possibilitou o levantamento das médias das turmas nos três primeiros bimestres de 2022, assim como permitiu a elaboração de um “retrato” das turmas a partir da aplicação de questionário socioeconômico, ocorrendo o mesmo nas turmas de 2023 que também tiveram a coleta aplicada, acarretando consequentemente na obtenção dos dados referentes às notas e ao contexto dos estudantes. Após a obtenção e comparação dos dados obtidos nos anos de 2022 e 2023, foi possível identificar os impactos positivos dos mapas mentais nas médias das turmas, já que no ano de 2022 a maioria apresentava média abaixo de 6 e no ano de 2023 isso inverteu-se, aparecendo somente uma turma com média aquém da média 6, sendo essa a média estabelecida pela instituição de ensino. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,1mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | mapas mentais; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | médias; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | aprendizagem. | pt_BR |
Título: dc.title | A UTILIZAÇÃO DO MAPA MENTAL COMO INSTRUMENTO DE APOIO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: IMPACTOS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO 3o ANO DO ENSINO MÉDIO DA EEM JOAQUIM MAGALHÃES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
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DISSERTAÇÃO geslane (1).pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972186/1/DISSERTAÇÃO geslane (1).pdfDownload |
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