AÇÕES SOCIAIS DE VALORES E AFETO NO COTIDIANO DA ESCOLA: Narrativas de Professores e Alunos de uma Escola Pública de Ensino Médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTEIXEIRA, ERIVALDO SILVA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-01T12:38:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-01T12:38:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-01-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Erivaldo_Teixeira_dissertacao.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972185-
Resumo: dc.description.abstractNos últimos anos, a escola, seus interlocutores e o processo educativo tem sido duramente cobrado por diversos agentes sociais em relação à conduta de alunos e professores. Métodos de ensino e temáticas em noticiários, post e denúncias envolto a intolerância religiosa, disputas eleitorais e posicionamentos ideológicos atribuindo associações de cunho moral/religioso escolheram a escola como lócus de atuação. Essa pesquisa de cunho qualitativo etnográfico procura verificar no intervalo entre abril/2022 a outubro/2023, o que nem sempre é percebido nas narrativas que culpabilizam a escola, professores e alunos por falhas ou desencontros educacionais. A ação moral de valores afetivos tecida por Max Weber (1999), materializada nas ações cotidianas por intermédio das narrativas vividas (Peirano, 2006) foi o interesse desse observador ao adentrar nessa aventura etnosociológica significados práticos ao componente curricular de Sociologia em uma escola pública de ensino médio na metrópole cearense. No percurso teórico metodológico, o campo intensivo observando o que Goffman (2010) aponta ser uma interação social na sequência dos rituais, proposto por Douglas (2014) nas salas de aula, atividades esportivas, aula de campo, entrevista semiestruturadas com gravador e grupo focal com foram estratégias metodológicas para verificar, interpretar e registrar esses afetos e convivialidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent14,5mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectjuventudes;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectação moral de valores e afetos.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectescola;pt_BR
Título: dc.titleAÇÕES SOCIAIS DE VALORES E AFETO NO COTIDIANO DA ESCOLA: Narrativas de Professores e Alunos de uma Escola Pública de Ensino Médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons