Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | TEIXEIRA, ERIVALDO SILVA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-01T12:38:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-01T12:38:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Erivaldo_Teixeira_dissertacao.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972185 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Nos últimos anos, a escola, seus interlocutores e o processo educativo tem sido duramente cobrado por diversos agentes sociais em relação à conduta de alunos e professores. Métodos de ensino e temáticas em noticiários, post e denúncias envolto a intolerância religiosa, disputas eleitorais e posicionamentos ideológicos atribuindo associações de cunho moral/religioso escolheram a escola como lócus de atuação. Essa pesquisa de cunho qualitativo etnográfico procura verificar no intervalo entre abril/2022 a outubro/2023, o que nem sempre é percebido nas narrativas que culpabilizam a escola, professores e alunos por falhas ou desencontros educacionais. A ação moral de valores afetivos tecida por Max Weber (1999), materializada nas ações cotidianas por intermédio das narrativas vividas (Peirano, 2006) foi o interesse desse observador ao adentrar nessa aventura etnosociológica significados práticos ao componente curricular de Sociologia em uma escola pública de ensino médio na metrópole cearense. No percurso teórico metodológico, o campo intensivo observando o que Goffman (2010) aponta ser uma interação social na sequência dos rituais, proposto por Douglas (2014) nas salas de aula, atividades esportivas, aula de campo, entrevista semiestruturadas com gravador e grupo focal com foram estratégias metodológicas para verificar, interpretar e registrar esses afetos e convivialidade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 14,5mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | juventudes; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ação moral de valores e afetos. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | escola; | pt_BR |
Título: dc.title | AÇÕES SOCIAIS DE VALORES E AFETO NO COTIDIANO DA ESCOLA: Narrativas de Professores e Alunos de uma Escola Pública de Ensino Médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
texto_final_dissertaçao.Erivaldo Teixeira.pdf | 14,84 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972185/2/texto_final_dissertaçao.Erivaldo Teixeira.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons