Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Minas Gerais Campus Ouro Branco | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Marcos Cristhyam de Jesus Pereira da Cruz Rodrigues, Adilson Ribeiro de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-31T21:31:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-31T21:31:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTOEDUCACIONALMarcos Cristhyam.pdf | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972182 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O material educacional “Guia prático para comunicação acadêmico-científica no Ensino Médio Integrado” é resultado não somente da dissertação “Letramentos e formação humana integral em práticas extensionistas na Educação Profissional e Tecnológica: um estudo de caso”, apresentada ao programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Minas Gerais – campus Ouro Branco, pelo mestre Marcos Cristhyam de Jesus Pereira da Cruz Rodrigues, sob a orientação do professor doutor Adilson Ribeiro de Oliveira, como também das experiências e das atuações dos autores nos três eixos que constituem a base do conhecimento acadêmico: ensino, pesquisa e extensão, e cujas práticas pedagógicas contribuem, dentro da Educação Profissional e Tecnológica, para uma formação omnilateral dos estudantes, tanto do Ensino Médio Integrado quanto das outras modalidades e níveis de ensino. Em outros termos, percebe-se a preocupação dos autores em abordar não apenas características linguístico-textuais da escrita acadêmico-científica, mas também a dimensão humana do pesquisador que tem consciência de que não é ético cometer plágios. Isso pode ser percebido em vários momentos do texto, mas, em especial, quando os autores afirmam que “a honestidade e a humildade são valores fundamentais para a vida de um pesquisador”. Logo, tem-se aqui um material que reúne esse rico aprendizado dos autores, que são muito didáticos na explicação dos conteúdos, na apresentação das informações verbais e não verbais, como quadros e diagramas, nos exemplos e nas sugestões oferecidas ao leitor. No que se refere ao conteúdo abordado, o guia está dividido em quatro capítulos em que são tratados desde aspectos linguístico-textuais da linguagem acadêmico-científica até modos de se apropriar de maneira eficiente dessa linguagem e também de conceitos e de teorias por meio de exemplos claros e ilustrativos de gêneros comuns no ambiente escolar desde o ensino médio, como por exemplo, relatórios, artigos e comunicações orais em eventos acadêmico-científicos, com os quais vocês terão de lidar ao participarem de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, acreditamos que vocês também têm a intenção de cursar uma graduação após a conclusão da Educação Básica, então estar familiarizados com o assunto é uma forma de se prepararem para esta nova realidade na qual pretendem ingressar: o Ensino Superior. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 5,1 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escrita Oralidade Acadêmico-científico Ensino Médio Integrado Educação Profissional e Tecnológica | - |
Título: dc.title | Guia prático para comunicação acadêmico-científica no Ensino Médio Integrado | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TCC | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO EDUCACIONAL Marcos Cristhyam.pdf | 5,03 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972182/2/PRODUTO EDUCACIONAL Marcos Cristhyam.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons