Guia prático para comunicação acadêmico-científica no Ensino Médio Integrado

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Minas Gerais Campus Ouro Branco-
Autor(es): dc.contributor.authorMarcos Cristhyam de Jesus Pereira da Cruz Rodrigues, Adilson Ribeiro de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-31T21:31:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-31T21:31:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-31-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTOEDUCACIONALMarcos Cristhyam.pdf-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972182-
Resumo: dc.description.abstractO material educacional “Guia prático para comunicação acadêmico-científica no Ensino Médio Integrado” é resultado não somente da dissertação “Letramentos e formação humana integral em práticas extensionistas na Educação Profissional e Tecnológica: um estudo de caso”, apresentada ao programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Minas Gerais – campus Ouro Branco, pelo mestre Marcos Cristhyam de Jesus Pereira da Cruz Rodrigues, sob a orientação do professor doutor Adilson Ribeiro de Oliveira, como também das experiências e das atuações dos autores nos três eixos que constituem a base do conhecimento acadêmico: ensino, pesquisa e extensão, e cujas práticas pedagógicas contribuem, dentro da Educação Profissional e Tecnológica, para uma formação omnilateral dos estudantes, tanto do Ensino Médio Integrado quanto das outras modalidades e níveis de ensino. Em outros termos, percebe-se a preocupação dos autores em abordar não apenas características linguístico-textuais da escrita acadêmico-científica, mas também a dimensão humana do pesquisador que tem consciência de que não é ético cometer plágios. Isso pode ser percebido em vários momentos do texto, mas, em especial, quando os autores afirmam que “a honestidade e a humildade são valores fundamentais para a vida de um pesquisador”. Logo, tem-se aqui um material que reúne esse rico aprendizado dos autores, que são muito didáticos na explicação dos conteúdos, na apresentação das informações verbais e não verbais, como quadros e diagramas, nos exemplos e nas sugestões oferecidas ao leitor. No que se refere ao conteúdo abordado, o guia está dividido em quatro capítulos em que são tratados desde aspectos linguístico-textuais da linguagem acadêmico-científica até modos de se apropriar de maneira eficiente dessa linguagem e também de conceitos e de teorias por meio de exemplos claros e ilustrativos de gêneros comuns no ambiente escolar desde o ensino médio, como por exemplo, relatórios, artigos e comunicações orais em eventos acadêmico-científicos, com os quais vocês terão de lidar ao participarem de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, acreditamos que vocês também têm a intenção de cursar uma graduação após a conclusão da Educação Básica, então estar familiarizados com o assunto é uma forma de se prepararem para esta nova realidade na qual pretendem ingressar: o Ensino Superior.-
Tamanho: dc.format.extent5,1 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEscrita Oralidade Acadêmico-científico Ensino Médio Integrado Educação Profissional e Tecnológica-
Título: dc.titleGuia prático para comunicação acadêmico-científica no Ensino Médio Integrado-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTCC-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons